Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Festival Sete Sóis Sete Luas debate em Alfândega da Fé a cultura judaica

A temática tem como objectivo impulsionar a criação de uma Rota dos Judeus em Trás-os-Montes.
O município transmontano de Alfândega da fé recebe a partir de sexta-feira e pelo quarto ano consecutivo o festival internacional “Sete Sóis Sete Luas” com concertos, degustação de produtos mediterrânicos e uma conferência sobre a cultura judaica.
O festival decorre em simultâneo em 33 cidades da Europa, África e América do Sul, entre 27 de Junho e 26 de Julho com o propósito de promover o diálogo intercultural, convidando à reflexão, troca de experiências e cooperação entre as diferentes culturas das localidades e países envolvidos.
O arranque será assinalado em Alfândega da Fé, na sexta-feira, com um seminário sobre “Os Judeus em Trás-os-Montes”, divulgou a autarquia local.
A temática já foi abordada anteriormente pelo município transmontano com vista a impulsionar a criação de uma Rota dos Judeus em Trás-os-Montes.
Neste seminário estarão em análise “as marcas e contributos deixados pelos judeus na região e conta com uma conferência proferida por Sami Sadak, professor da Universidade Aix-en-Provence e co-director do BabelMed de Marselha, que vai abordar o tema “ Judeus Espanhóis e Marranos em Portugal.”.
Prevista está também a participação de Antero Neto, que vai apresentar o livro "Marcas Arquitectónicas Judaicas e Vítimas da Inquisição no Concelho de Mogadouro" e de António Júlio Andrade que falará sobre "Jacob (Francisco) Rodrigues Pereira - Cidadão do Mundo, Serfadita e Transmontano".
O Seminário termina com uma degustação de produtos mediterrânicos.
Para a noite de sexta-feira está programado o primeiro concerto do Festival Sete Sóis Sete Luas” com a estreia nacional dos Mazagão.7Luas.Orkestra.
Trata-se de uma nova criação artística original deste festival nascida do trabalho conjunto de seis músicos prestigiados, a saber José Barros, director musical, guitarra, bandolim e cavaquinho, e João Frade, no acordeão, de Portugal, Soukaina Fahsi, voz, de El Jadida, Marrocos, Gustavo Roriz, baixo, do Brasil, Rosa Borges, voz, de Cabo Verde e David León, percussões, de Ceuta, Espanha.
Os músicos encontram-se em palco “partilhando as suas próprias tradições culturais e temas musicais e criando novas peças que demonstram a possibilidade de compreensão e cooperação entre diferentes culturas”.
A história desta orquestra é a história da cidade de El Jadida/antiga Mazagão e simboliza a viagem dos seus habitantes que cruzaram três continentes: África, Europa e América do Sul, indica o município numa nota divulgada à imprensa.
O festival regressa a Alfândega da Fé a 26 de Julho com a actuação de AKIM EL SIKAMEYA, da Argélia.
Desde 2010 que Alfândega da Fé é uma das sete localidades portuguesas que acolhe iniciativas e o único concelho do Norte de Portugal a integrar este festival internacional.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário