Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Campeonato Nacional de chegas de Touros de Raça Mirandesa atrai este ano mais criadores

Está dado o pontapé de saída para a 6ª edição do Campeonato Nacional de Chegas de Touros de Raça Mirandesa. O sorteio das provas realizou-se ontem na sede da Proruris, Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural de Vinhais e conta este ano com mais 6 criadores do que na edição anterior.
Ao todo 28 criadores, de todo o distrito de Bragança, vão trazer 36 touros para a competição, mais 10 exemplares do que no ano passado. 
O presidente do Conselho de Administração da Proruris, Carlos Silva salienta que o facto de haver mais animais a concurso aumenta a competitividade e a qualidade das provas. 
O responsável não tem dúvidas de que este será um dos melhores campeonatos de sempre. “Cada vez temos mais criadores, mais público e melhores condições para que seja um sucesso e que estes seis domingos ao longo do Verão, sejam uma festa dos agricultores, uma festa da raça mirandesa e também um atractivo para quem nos visita nesta época do ano”, salienta. O valor total dos prémios é de 20 mil euros, tal como acontece desde há três edições, tendo havido um reajuste em relação ao valor da primeira edição que era o dobro, ou seja 40 mil euros. 
A novidade é que este ano haverá uma distribuição mais uniforme da verba, sendo atribuídas mais compensações mesmo a quem perde as provas. Arlindo Rodrigues e Manuel Afonso participam desde a primeira edição do concurso. Garantem que ganharam sempre algum prémio. 
Quanto aos apoios à criação de bovinos de Raça Mirandesa, os criadores admitem que são cada vez mais escassos. “No que respeita à criação da raça mirandesa, comparada com anos anteriores, pagam pouco pelos vitelos e as ajudas são poucas”, refere Arlindo Rodrigues. “Cada vez dão menos apoios mas temos que ir aumentado a criação para conseguir sobreviver porque com poucos animais é que não dá mesmo”, acrescenta Manuel Afonso. 
O Campeonato Nacional de Chegas de Touros de Raça Mirandesa decorre aos Domingos, de 13 de Julho a 17 de Agosto na Praça. 

Escrito por Brigantia.

Sem comentários:

Enviar um comentário