Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

“Nunca mais voltaremos a ter a população densa e pobre que tivemos no passado”

Duas associações instaladas em aldeias do concelho de Miranda do Douro foram galardoadas com o “Dryland Champions Programme 2014 da CNUCD, uma distinção que contemplou 11 entidades nacionais, consideradas bons exemplos com práticas que permitem contrariar a tendência de desertificação do território.
A  Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) e a Associação Nacional de Criadores de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa receberam os prémios no passado dia 17, em Palácios, local escolhido para a sessão pública comemorativa do Dia Mundial do Combate à Desertificação, promovido pela Câmara de Bragança. Têm feito a diferença na região.  
O interior e o sul do país são as zonas mais susceptíveis de risco de desertificação. Só no norte um terço do território pode a ficar abandonado. “Tem a ver com a nossa condição do ponto de vista do clima, associada ao abandono da terra e à actividade humana. 
O desaparecimento dos proprietários das terras é devido a esse fenómeno”, enumerou Paula Sarmento, presidente da Comissão Nacional de Coordenação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação (CNCCD).

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário