Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Centro Hípico de Grijó acolhe final do Campeonato de Maneabilidade Equestre

A final do Campeonato Regional de Maneabilidade Equestre realiza-se em Grijó, no concelho de Macedo de Cavaleiros.
A prova composta por quatro etapas consiste em exibir as técnicas aprendidas, ao longo do ano, na escola de equitação com sede nesta freguesia do concelho macedense.
Depois das duas etapas em Vinhais e da terceira que decorreu à margem da Mostra Agrícola segue-se agora a batalha final dias 12 e 13 de julho.
Cavalos e cavaleiros mostram a sua valentia no âmbito da velocidade, ensino e maneabilidade, como explica o responsável pela competição, Paulo Ribeiro.
“Esta prova consiste em maneabilidade, que vai ao encontro de uma modalidade equestre, que é a equitação de trabalho.
É subdividida em três – velocidade, ensino e maneabilidade.
Nós decidimos, por enquanto, optar só pela maneabilidade, que consiste num cavaleiro em cima de um cavalo, conseguir ter o controlo suficiente para contornar variadíssimos obstáculos, executá-los com regra, como lhes é imposto, sem qualquer tipo de penalização. E o mais rápido possível, neste caso.”
Ao longo destes dois dias, tanto o cavaleiro como o cavalo têm pela frente provas com diferentes graus de dificuldade, abertas a todas as idades.
Depois do aprendido na escola Planeta Equestre, é que o espírito competitivo vai prevalecer.
“São 24 concorrentes inscritos.
O mais novo, que é da minha escola, tem 10 anos. E o mais velho tem 38.
O que quer dizer que está visto que os cavalos não têm idade.
Têm, sim, de demonstrar as capacidades que vão adquirindo ao longo dos tempos, e pô-lo em prática.
Estes 24 são permanentes, a não ser que apareçam alguns. Quando se iniciou, houve logo as inscrições para campeonato completo, que é composto por quatro etapas.
Está a qualquer momento aberta a hipótese de novos participantes, de novos concorrentes, de novos cavaleiros que queriam participar.
Nós estamos recetivos a todos que queriam praticar uma modalidade, que não é usual na nossa zona, mas que está em crescendo. E podem vir-se divertir.”
A habilidade de cavalos e cavaleiros vai ser posta à prova.
O Centro Hípico de Grijó em Macedo de Cavaleiros é palco da final do Campeonato Regional de Maneabilidade Equestre, dias 12 e 13 de Julho.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário