A mirandelense Maria João Ribeiro, estudante de Doutoramento do Centro de Estudos de Doenças Crónicas da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa (CEDOC-FCM-NOVA) foi recentemente galardoada com o prémio EPHAR YOUNG INVESTIGATOR AWARDS 2014 com o projecto “Role of carotid body in the development of metabolic disturbances”, o qual foi publicado na revista Diabetes.
Trata-se de uma distinção concedida pela Federação das Sociedades Europeias de Farmacologia, concedido ao melhor artigo científico publicado por um jovem investigador europeu na área da farmacologia, sendo a primeira vez que este tipo de prémio é atribuído a um investigador português.
Este projecto foi também capa da revista de divulgação científica New Scientist, de Fevereiro de 2014.
Em colaboração com a companhia farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK), esta equipa do CEDOC-FCM-NOVA está a desenvolver um projecto que pretende identificar os circuitos neurais envolvidos na resistência à insulina.
Não é a primeira vez que investigadores mirandelenses são distinguidos com galardões. Recorde-se que Nuno Miguel Cardoso Santos, investigador do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto é um dos astrónomos portugueses mais galardoados, bem como Felisbina Queiroga que tem desenvolvido a sua investigação em estudos clínicos e de prognóstico de cancro da mama.
Para obter mais informações sobre o artigo em que Maria João Ribeiro foi distinguida, pode fazê-lo AQUI.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário