Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

ADAB pede apoio financeiro ao Governo para colmatar os prejuízos da enxurrada

A Associação Distrital dos Agricultores de Bragança (ADAB) pede que o Governo apoio os agricultores que foram afetados pelo mau tempo que se fez sentir este fim de semana no nordeste transmontano.

José Pegado, presidente da ADAB, solicita que o Governo abra linhas de apoio através do PRODER, para canalizar para Trás-os-Montes fundos comunitários que permitam aos agricultores minimizar prejuízos.

Estima-se que mais de uma centena de agricultores tenham visto as suas culturas dizimadas pela enxurrada.

A chuva destruiu não só as culturas em safra, como também as de inverno, que já estavam plantadas, afirma José Pegado.

Cerca de 70% porcento dos agricultores atingidos pela intempérie cultivam apenas para sustento próprio, e não têm seguros.

Ainda segundo a ADAB, nem os produtores em grande escala os têm visto que não existem seguros para policultura, o que iria acarretar muitos custos para segurar todas as culturas.

Sem ajudas, alguns produtores ponderam mesmo abandonar a terra, diz José Pegado.

A ADAB a pedir ao Governo que abra linhas de apoio financeiro através do PRODER para ajudar os agricultores das localidade de Vale de Prados, concelho de Mirandela, e de Vilarinho do Monte, concelho de Macedo de Cavaleiros, a combater os prejuízos deixados pela chuva e trovoada do passado fim de semana.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário