Trabalho sobre valorização de produtos tradicionais vence primeiro prémio na Irlanda
Valorizar três produtos tradicionais num único produto inovador. A ideia foi defendida pelo investigador do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Ricardo Malheiro, na Academia de Verão de Empreendedorismo em Tralee, na Irlanda, que lhe valeu o primeiro prémio.
Ricardo Malheiro é estudante de doutoramento da Universidade do Porto e desenvolve a sua actividade no Centro de Investigação de Montanha do IPB. Para esta iniciativa desenvolveu um trabalho de valorização dos produtos tradicionais, que alia o pão, as alcaparras e o azeite. “É uma valorização de três em um, ou seja três produtos regionais, como sendo o pão, a azeitona, nomeadamente as alcaparras, um produto típico da região, e o azeite de Trás-os-Montes, tentar produzir um produto regional com esses produtos”, explica o investigador premiado.
Este novo produto vai agora ser desenvolvido em laboratório pelo IPB em parceria com uma empresa local do ramo da panificação.
“Vamos ver como reage o mercado ao produto e temos também que ver a durabilidade do produto, mas a meu ver será um produto com potencial de mercado”, realça Ricardo Malheiro.
O investigador lembra que Trás-os-Montes tem as alcaparras típicas e também azeites de excelente qualidade, que ganham prémios internacionais, e por isso acredita no sucesso de aliar estes produtos ao pão.
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário