Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Investigador do IPB ganha prémio internacional

Trabalho sobre valorização de produtos tradicionais vence primeiro prémio na Irlanda
Valorizar três produtos tradicionais num único produto inovador. A ideia foi defendida pelo investigador do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Ricardo Malheiro, na Academia de Verão de Empreendedorismo em Tralee, na Irlanda, que lhe valeu o primeiro prémio.
Ricardo Malheiro é estudante de doutoramento da Universidade do Porto e desenvolve a sua actividade no Centro de Investigação de Montanha do IPB. Para esta iniciativa desenvolveu um trabalho de valorização dos produtos tradicionais, que alia o pão, as alcaparras e o azeite. “É uma valorização de três em um, ou seja três produtos regionais, como sendo o pão, a azeitona, nomeadamente as alcaparras, um produto típico da região, e o azeite de Trás-os-Montes, tentar produzir um produto regional com esses produtos”, explica o investigador premiado.
Este novo produto vai agora ser desenvolvido em laboratório pelo IPB em parceria com uma empresa local do ramo da panificação.
“Vamos ver como reage o mercado ao produto e temos também que ver a durabilidade do produto, mas a meu ver será um produto com potencial de mercado”, realça Ricardo Malheiro.
O investigador lembra que Trás-os-Montes tem as alcaparras típicas e também azeites de excelente qualidade, que ganham prémios internacionais, e por isso acredita no sucesso de aliar estes produtos ao pão.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário