Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Comemoração do Centenário de Armando Martins Janeira

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo assinala no dia 25 de Julho o centenário de Armando Martins Janeira, escritor e diplomata natural da aldeia de Felgueiras, concelho de Torre de Moncorvo.

Armando Martins Janeira
Do programa faz parte a deposição de flores no busto de Armando Martins Janeira, pelas 22h30 no Largo da Corredoura, seguida do descerramento de uma placa em Felgueiras. Durante a tarde será inaugurada a exposição “Portugal e o Japão: Armando Martins Janeira e Wenceslau de Moraes, duas personalidades humanas diferentes”, que contará com uma teatralização do Grupo Alma de Ferro Teatro. Às 16h30 tem lugar a mesa redonda “ Armando Martins Janeira. Vida e Obra”, que contará com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, da Embaixatriz Ingrid Bloser Martins, do Embaixador da Argentina, Jorge Arguello, de Beatriz Martins, de Ramiro Salgado e de António Júlio Andrade. 

Segue-se uma visita ao espólio de Armando Martins Janeira que está à guarda do Centro de Memória de Torre de Moncorvo. Às 21h00, tem lugar um espetáculo de Carlos Guilherme e a Orquestra do Norte, na Igreja Matriz de Torre de Moncorvo. 

Armando Martins Janeira, é um ilustre moncorvense que se distinguiu no Japão como diplomata de 1952 e 1955 e de 1964 a 1971. Na parte literária destaque para os estudos comparativos sobre o Oriente e o Ocidente, que são os marcos maiores da sua obra. 

Publica a sua primeira obra em 1947, “Três Poetas Europeus”, e até 1985, data da publicação do seu último livro, “Japão, a Construção de Um País Moderno”, Janeira, a par da sua carreira diplomática, demonstra uma capacidade criativa e crítica extraordinária, chegando a publicar no mesmo ano mais do que um trabalho. 

Nota de Imprensa da Câmara Municipla de Torre de Moncorvo (Luciana Raimundo)

Sem comentários:

Enviar um comentário