Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Técnico florestal brigantino desenvolveu aplicação para ajudar a gerir os meios de combate aos fogos

José Lourenço cansou-se de ver o tempo perdido pelos comandantes de operações no terreno com os autênticos “calhamaços” que lhes eram entregues no início do ano com todas as informações para o combate aos fogos no Nordeste Transmontano.
Vendo a ineficácia do sistema, decidiu criar, nas suas horas livres, uma ferramenta informática que compila páginas e páginas de papel num pdf interativo e que permite a quem está no terreno ter acesso a um manancial enorme de informação que pode ser decisivo na hora de tomar decisões no combate a um incêndio.
“Integra informação cartográfica e informação complementar de apoio ao combate, como o local onde estão as máquinas de rasto ou os pontos de água e o histórico de incêndios na zona”, explica  José Lourenço que, no Instituto de Conservação da Natureza e Florestas é, desde o ano passado, o responsável pelos sapadores.

A ferramenta “integra, também, as zonas de oportunidade”, ou seja, aquelas para onde pode ser conduzido um fogo de forma a ser mais facilmente extinto, como corta-fogos ou áreas previamente ardidas.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário