Depois dos atrasos nos prazos das obras, é o tempo dos últimos meses que está agora a atrasar o normal funcionamento da Barragem de Veiguinhas, no concelho de Bragança.
A represa sofreu um atraso de vários meses na construção, apontando as previsões para que a infraestrutura estivesse a funcionar em pleno desde há cerca de 7 meses. Agora que a obra está concluída e já se encontra a armazenar água, são as condições climatéricas registadas este ano que estão a impedir o pleno funcionamento do projecto.
Numa altura em que a maioria da região, incluindo o concelho de Bragança, se encontra a atravessar um período de seca severa, a falta de precipitação faz com que a barragem não esteja a encher como seria de esperar. “Neste momento, já está construída e está a encher, mas lamentavelmente as condições climatéricas não têm ajudado a que a barragem possa acumular água suficiente, para que Bragança não venha a sofrer qualquer problema relacionado com o abastecimento de água”, refere o autarca brigantino Hernâni Dias.
Esta é uma situação que está a preocupar a autarquia brigantina, por poder causar problemas de abastecimento de água durante este ano no concelho e que “tem estado na ordem do dia na câmara de Bragança”, junto do executivo, que se diz consciente das dificuldades que se enfrentarão se as condições climatéricas não vierem a trazer chuva.
O concelho de Bragança depara-se há anos com um problema estrutural no abastecimento de água nos meses de Verão.
Um condicionamento que seria de esperar fosse resolvido pela construção da Barragem de Veiguinhas.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário