Este ano, o certame envolve, também, a comunidade de estudantes em Bragança, ao promover os showcookings “Cozinha Estudantil Internacional”, nos quais participarão alunos oriundos de nove países (Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Itália, Polónia, Espanha, Marrocos e México) e que frequentam o Instituto Politécnico de Bragança.
Algumas das novidades do evento têm que ver com momentos de escultura em fruta, a apresentação do livro “Castanheiro: árvore e paisagem”, de Maria Adelina Sousa.
O chef Hélio Loureiro (responsável gastronómico da Seleção Portuguesa de Futebol) dará, também a conhecer o livro “A castanha na mesa de Bragança”, tendo, ainda, a seu cargo a realização de um showcooking.
A Norcaça – Norpesca & Norcastanha é organizada pela Câmara Municipal de Bragança, através da qual pretende promover e valorizar os recursos locais.
Pretende-se, em 2015, atingir e, se possível, ultrapassar o número de visitantes da edição anterior: 20 mil pessoas, oriundas de todo o País e da vizinha Espanha. Para tal, “oferece-se” um variado e atrativo programa ao longo dos quatro dias do certame, que inclui atividades ligadas aos setores da caça, da pesca e da castanha, exposições de fauna e pintura, montarias, a prova e troféu de St.º Huberto, demonstrações técnicas e concursos de pesca, demonstração de Cetraria, concursos da Castanha da Terra Fria e de Doces de Castanha, concursos de pintura, fotografia e das Quadras de S. Martinho.
A formação e momentos de debate continuam a assumir, igualmente, um papel de destaque no evento, nomeadamente com o Seminário Norcaça/Norpesca – A caça e pesca em Trás-os-Montes: riscos e oportunidades e o VIII Fórum Internacional de Países Produtores de Castanha – Castanheiros e Castanhas, História, Tradição e Inovação.
Fora do Pavilhão do Nerba, a Norcaça – Norpesca & Norcastanha “decorre”, também, em 22 restaurantes de Bragança, através da Semana Gastronómica, de 23 de outubro a 1 de novembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário