Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Centro de Desenvolvimento de caprinos e ovinos pode surgir na Quinta do Valongo em Mirandela

A Associação de Caprinicultores da Raça Serrana e a Câmara Municipal de Mirandela apresentaram uma proposta ao Ministério da Agricultura para a cedência da quinta do Valongo, em Mirandela. O objectivo é criar um centro de desenvolvimento ligado à caprinicultura e ovinicultura.
O projecto-piloto prevê a instalação de um grande rebanho de selecção e até a possibilidade de reactivar o laboratório de sanidade animal.
Tendo em conta, as atuais dificuldades de sustentabilidade do setor, a ANCRAS, em parceria com a autarquia de Mirandela, apresentou uma proposta ao Ministério da Agricultura para a cedência dos cerca de 20 hectares que estão sem utilização na quinta do Valongo, onde estão centralizados alguns serviços da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. 
O presidente da Associação Nacional de Caprinicultotres da Raça Serrana, explica que a intenção seria a de instalar um rebanho de selecção, valorizando as tecnologias de reprodução. Arménio Vaz revela que o assunto já foi alvo de várias reuniões com o director regional de agricultura, que tem manifestado receptividade à proposta, mas tem faltado vontade política para avançar com esta iniciativa. 
Para além da criação de um rebanho de selecção, o presidente da câmara de Mirandela, António Branco, entende que este projecto-piloto poderia ajudar a reactivar o laboratório de sanidade animal, encerrado em Abril de 2014. 
Sobre este assunto, o Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agro-Alimentar diz que só conheceu a proposta, durante a CAPRA 2015, a reunião nacional de caprinicultores e ovinicultores, que decorreu, a semana passada, em Mirandela. E Nuno Vieira e Brito até a considera uma boa ideia. Apesar desta posição manifestada pelo membro do Governo, falta a luz verde do Ministério da Agricultura para a cedência da quinta do Valongo. 
A proposta da criação de um centro de desenvolvimento ligado à caprinicultura e ovinicultura parece ter agradado ao secretário de Estado da Alimentação, mas a realidade é que o Ministério da Agricultura ainda não deu qualquer resposta à proposta de cedência da quinta do Valongo já apresentada pela ANCRAS e pelo Município de Mirandela. 

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário