Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

É importante saber ler o rótulo dos alimentos que compramos

O número de diabéticos no distrito de Bragança continua a aumentar.

Atualmente, há 17 mil na região, mas a presidente da Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança, Margarida Pires, vê o copo meio cheio nesta questão.

O passado sábado, Dia Mundial da Diabetes, foi dedicado à doença, mas também houve tempo para falar do projeto TokaBulir, uma parceria entre a Associação Portuguesa dos Diabéticos, Portugal Sem Diabetes e ULS Nordeste e a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. Um projeto que começou em junho deste ano, e que teria término este mês, onde o objetivo era incentivar a prática de exercício físico entre diabéticos e não diabéticos, e ainda avaliar a evolução dos participantes. Tamanho é o sucesso que o prazo foi alargado, como nos conta o autarca local, Duarte Moreno.

A alimentação saudável, outro fator importante para quem sofre desta doença, foi tema em destaque, e parece mesmo preocupar os diabéticos.

Se na hora de ir ao supermercado tem dúvidas no que meter no carrinho, para fugir ao tão perigoso açúcar, a médica Eunice Rodrigues deixa algumas dicas para escolher acertadamente.

A legislação mudou, a favor do consumidor, e obriga agora a que os rótulos tenham a letra mais legível, que esteja num local visível na embalagem e que a informação seja mais acessível ao consumidor, com o uso de termos de mais fácil trato. Ainda assim, Eunice Rodrigues lembra que é importante que o consumidor, quer seja ou não diabético, participe em fóruns deste género ou procure informação em sítios fidedignos, para que não se deixe enganar pelas outras designações que o ingrediente açúcar pode ter.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário