sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Queda de neve prevista para este fim de semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê um fim-de-semana frio e chuvoso, podendo ocorrer a queda de neve nas zonas do interior. Devido “à aproximação e passagem de uma superfície frontal fria” prevê-se uma descida das temperaturas entre 6 a 9 graus.
Para amanhã prevê-se períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes, que serão de neve acima dos mil metros, podendo no Domingo baixar para os 800 metros. 
O climatologista brigantino Dionísio Gonçalves lembra que o clima de Inverno no distrito de Bragança vem mais cedo, podendo esperar fenómenos típicos desta estação a partir de Outubro. 
No entanto, o especialista explica que, o que está em causa neste fim-de-semana e que pode originar a descida brusca de temperaturas, é o contraste rápido entre uma massa de ar quente e fria. “Neste caso concreto, há uma grande diferença entre as massas de ar em presença. Estamos perante uma massa de ar polar quente que vai ser substituída por uma massa polar marítima muito fria. É um contraste muito grande e rápido”, constata o investigador. 
Dionísio Gonçalves deixa o alerta aos transmontanos para que estejam preparados para um eventual cenário de neve, com constrangimentos ao nível do trânsito nas zonas mais afectadas em caso de queda de neve, como é o caso das Serras do Marão, Bornes e Nogueira. 
O distrito de Bragança está ainda até às três da tarde de hoje sob aviso laranja devido ao nevoeiro que ao longo da semana foi uma constante na região. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário