Vinte e cinco bebés nasceram este ano no concelho de Vimioso, distrito de Bragança, mais seis do que em 2014, indicou a Câmara local, que iniciou em 2002 um programa de incentivo à natalidade.
Desde que arrancou o programa de incremento da natalidade, já nasceram no concelho 344 crianças, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Jorge Fidalgo.
Segundo a fonte, 2013 foi o ano que se registou o maior número de nascimentos -- quatro dezenas.
A autarquia de Vimioso começou com "incentivo à natalidade" de 500 euros e nos últimos anos dobrou o montante.
O autarca referiu que há condições no seu concelho para fixação de jovens casais, tanto ao nível da educação, como de habitação e de incentivos à criação do próprio negócio ou de empresas, bem como ao nível dos apoios que câmara atribui às famílias mais carenciadas.
"Com alguns atrativos e que este ano rondam os 25 mil euros só no apoio à natalidade, é fácil viver em Vimioso", considerou o presidente da Câmara.
O autarca social-democrata defende ainda que também o Governo tem de encontrar "fórmulas para fixar casais e apoiar a natalidade em concelhos do interior, à semelhança do que estão a fazer as autarquias".
"Custa-nos, a nós, autarcas, perceber que no momento em que temos todas a condições para fixar pessoas, tanto ao nível da qualidade de vida como em termos de equipamentos e infraestruturas públicas, a população decresça, fruto da política dos sucessivos governos", enfatizou.
Vimioso procede na terça-feira à entrega dos prémios associados ao concurso "Bebé do Ano".
Jornal de Notícias
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário