Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Novo livro para crianças de Alexandre Parafita

O escritor transmontano Alexandre Parafita acaba de lançar um novo livro de literatura infantil, intitulado “A brincar, a brincar… vamos lá rimar”, onde reúne um conjunto de histórias ecológicas narradas em verso, com o propósito de despertar nas crianças, ao ritmo da sonoridade estética das palavras, o gosto pela descoberta dos mistérios da natureza.
Publicado pela editora Livro Directo com ilustrações de Alexandra Gonçalves, o livro é dirigido ao universo escolar, em especial a crianças que ensaiam os primeiros contactos com a leitura, propondo-se estimular nelas “o gosto de brincar com as palavras, na certeza de que é neste jogo divertido, brincalhão, que, aos poucos, vai nascendo o prazer da leitura e da descoberta”.

Carregadas de vida e de natureza, acompanham a criança pelos mistérios dos ninhos, dos rios, dos castelos, das flores, das montanhas. O livro está assim preenchido com motivos rurais da ecologia e da natureza transmontana, e com ele a criança será desafiada a interrogar-se sobre questões muito curiosas: Porquê o caracol aponta as antenas ao sol? Que tarefas têm os sapos e toupeiras nos jardins? Porque chora o chorão? Porque usa o cuco os ninhos dos outros pássaros? Qual a relação entre os sapos e as rãs? Porque fiam as mouras em noites de luar? São algumas das perguntas a que as rimas procuram dar resposta.

Alexandre Parafita, docente e investigador na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, é autor de várias dezenas de obras nas áreas da literatura para a infância e da antropologia e etnografia, tendo a região transmontana e duriense como foco principal dos seus estudos. Grande parte dos seus livros integra o Plano Nacional de Leitura.

in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário