Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Projeto LIFE ADAPTATE | Município de Alfândega da Fé vai implementar ações piloto no âmbito da adaptação às alterações climáticas

É no sentido de reduzir o impacto negativo das alterações climáticas no território que o Município de Alfândega da Fé vai implementar ações piloto no âmbito da adaptação às alterações climáticas. Em novembro foi dado o arranque oficial de um projeto que vai trazer para o concelho um investimento de cerca de 300 mil euros.
Através do projeto Life Adaptate – metodologia comum para o desenvolvimento de planos de ação para a energia sustentável e o clima - a autarquia pretende desenvolver um conjunto de ações, entre as quais se destacam a criação de áreas de sombreamento com integração de energias renováveis e a criação de um lago natural que promova o arrefecimento do ambiente, promova a irrigação de áreas agrícolas e que apoie o combate a incêndios florestais, para a melhoria da sustentabilidade ambiental do território, mitigando os impactos negativos das alterações do clima na região. Esta é, aliás,uma das prioridades do município que tem vindo a implementar medidas no sentido de alcançar uma maior sustentabilidade energética e ambiental no concelho.

Onze parceiros de diferentes regiões, entre os quais 3 portugueses (IrRADIARE e os municípios de Mértola e Alfândega da Fé), 6 Espanhóis (INFO que coordena o projeto, EuroVértice, CARM e os municípios de Águilas, Cartagena e Lorca) e 2 da Letónia (Ekodoma e município de Smiltene), comprometeram-se a trabalhar em conjunto de forma a encontrar uma metodologia comum não só para o desenvolvimento de Planos de Ação para a Energia Sustentável e o Clima (PAESC) nos três países, partilhando as suas experiências e conhecimento a esse nivel, mas também através da implementação de ações piloto adaptadas a cada realidade local.

Nos dias 14 e 15 de novembro de 2017 decorreu a reunião de arranque do projeto, numa cerimónia de apresentação realizada em Múrcia (Espanha) que contou com a presença das entidades parceiras. O projeto tem a duração de 4 anos e é cofinanciado pela Comissão Europeia, através do Programa Life.

CM de Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário