É já amanhã que Vinhais vai ser invadida por mil diabos à solta! Será a quinta edição da recriação da tradição daquela vila, ligada ao início da quaresma.
Desde há cinco anos que a procissão e as encenações associadas atraem muitos visitantes à vila transmontana, num evento que alia a rituais religiosos e pagão.
“O evento inicia-se com uma procissão da imposição de cinzas às 18h00 e com uma missa e depois tem início a procissão dos mil diabos que é uma recriação cénica de todo o ritual da quarta-feira de cinzas. A procissão tem início no Largo da Igreja até aqui ao largo do Arrabalde. Os Diabos percorrem as ruas à procura das raparigas e depois o objectivo é traze-las aqui à pedra”, como esclarece Artur Marques, vereador cultura do Município de Vinhais.
E aqui os visitantes podem integrar o ritual. É que qualquer pessoa pode vestir a pele do diabo.
“É um evento que recria uma tradição secular, que é o dia dos Diabos, que é quarta-feira de cinzas, a seguir ao carnaval. É um evento que se realiza há alguns anos e transforma as ruas da vila de uma tonalidade de vermelho. Toda a gente que nos visita pode vestir o fato de diabo”.
É já amanhã que pode assistir e participar no Mil Diabos à solta em Vinhais, uma recriação de uma tradição secular e única em Portugal, cujas origens permanecem desconhecidas.
À noite a animação estará a cargo do grupo Virandeira e do DJ Olo.
Escrito por: Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário