Há duas décadas que a CIR emite notícias em Trás-os-Montes e Alto Douro através da cadeia de rádios, que foi mesmo apadrinhada por Arons de Carvalho, Secretário de Estado da Comunicação Social na altura.
Há 20 anos a realidade da comunicação regional era diferente. A rádio noticiava o dia-a-dia da região, mas as limitações técnicas e humanas impediam muitas vezes um relato abrangente da região e foi neste contexto que nasceu a CIR – A Cadeia de Informação Regional. Estava assim constituído um elo de ligação para a região de Trás-os-Montes e Alto Douro para dar a conhecer a realidade informativa aos transmontanos.
João Faiões, era o director da Brigantia da altura e explica que a ideia foi juntar recursos. "A CIR, tal como a conhecemos hoje, começou há 20 anos, mas o embrião dessa CIR começou alguns anos antes com parcerias com algumas rádios. E daí depois foi-se alargando ao que é hoje a CIR e à cobertura dos dois distritos de Bragança e Vila Real. Nasceu por uma necessidade que as rádios tinham, porque estavam muito circunscritas e a única forma que encontramos foi unir esforços, os recursos de todas as rádios estrategicamente distribuída pelos dois distritos", conta.
Dia 14 de Setembro de 1998, o então Secretário de Estado da Comunicação Social, Arons de Carvalho, esteve presente no lançamento do noticiário regional. Foram 5 rádios que fizeram parte da cadeia do acordo inicial (sendo composta pela Brigantia, Terra Quente, Ansiães, Independente de Vila Real e Rádio Montalegre). Um projecto inovador e inédito, destaca Fernando Sérgio Silva, coordenador de programação da Terra Quente.
"Isto foi um projecto completamente inovador, não havia nada igual no país, e ao longo dos anos até copiado por vários operadores nacionais noutros pontos do país. Existem hoje em dia várias associações de rádios que copiaram o nosso modelo de funcionamento, de facto foi uma aposta ganha nesse sentido, a cobertura local e regional ganhou uma nova abrangência que não existia antes de haver a CIR", destacou.
A CIR liga actualmente 6 rádios da região, com dois noticiários regionais. O rigor, informação independente e a objectividade são os princípios que constituíram o livro de estilo da CIR.
Uma data a assinalar. Neste dia, há 20 anos os transmontanos ganharam um espaço noticioso de carácter regional.
Hoje a CIR emite nas rádios Brigantia, Terra Quente, Ansiães, Onda Livre, Universidade FM e Montalegre.
Maria João Canadas
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário