Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

IPB é instituição com mais vagas para cursos Tesp

O Instituto Politécnico de Bragança é a instituição de ensino superior nacional que mais lugares disponibiliza em cursos Técnicos Superiores Profissionais (TESP), tendo este ano mais 100 vagas, num total de 1348.
Trata-se de um aumento que acompanha a tendência nacional desde a criação desta oferta formativa em 2014/2015. Em todo o país, este ano lectivo, as vagas aumentaram para mais de 15 mil, quando em 2017/2018 havia 12 mil e 700 lugares para este tipo de formação.

O presidente do IPB, Orlando Rodrigues, explica que o aumento de vagas pretende dar resposta à maior procura destes cursos Tesp.

“Os cursos inicialmente permitiam a entrada sem o 12.º ano completo, agora já não é possível, os alunos têm de ter o 12.º ano completo. Mesmo assim a procura tem vindo a aumentar, exactamente porque os alunos perceberam que é uma alternativa com grandes vantagens face ao percurso clássico de entrada no ensino superior via concurso nacional de acesso. Tem assim vindo a aumentar a procura continuamente tanto de alunos nacionais como internacionais”, garante o Presidente do IPB, Orlando Rodrigues.

Na primeira fase, que terminou sexta-feira, cerca de 550 vagas foram já preenchidas no Politécnico de Bragança, sendo as restantes disponibilizadas para a segunda fase que decorre até ao final do mês. Nesta primeira fase houve mais 50 alunos a candidatar-se para estas formações no IPB e nalguns cursos as vagas estão já completas.

Orlando Rodrigues considera que o interesse está relacionado com as vantagens deste tipo de formações, como a vertente prática.

“São formações superiores que permitem uma entrada no mercado de trabalho mais rapidamente, ao final de 2 anos os alunos estão prontos a entrar no mercado de trabalho com uma formação de carácter profissional, sendo que podem continuar estudos em licenciatura na mesma área, há um regime especial, creditando a maior parte da formação feita nos cursos Tesp”, destacou.

Outra das vantagens elencada por Orlando Rodrigues está relacionada com o facto de serem “formações muito flexíveis”, já que é possível criar cursos Tesp para “formar profissionais consoante as necessidades do mercado de trabalho”. “Podemos construir um curso técnico superior profissional adaptado às necessidades de uma empresa ou de um conjunto de empresas e satisfeitas estas necessidades podemos fazer noutras áreas”, referiu ainda.

O Ministério do Ensino Superior permite ainda a criação de Cursos Tesp fora das instalações em que funcionam as instituições de ensino superior. Por isso, para além de Mirandela e Bragança, o IPB tem uma oferta descentralizada em Carrazeda de Ansiães, Chaves, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Valpaços e Vila Real, mas também fora da região, em Marco de Canaveses, Santo Tirso, Famalicão, Guimarães. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário