Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Brama dos veados ecoa no território no Parque Natural de Montesinho

O Parque Natural de Montesinho é um dos palcos para a brama dos veados que ocorre nesta altura do ano.


Está a terminar a brama dos veados que só ocorre nesta altura do ano. Este é o momento de acasalamento destes animais, em que os machos emitem berros altos ou bramidos para marcar o seu território e defender as suas fêmeas, como explica Luís Costa, gerente de uma empresa de animação turística brigantina, a Anda D'I, que faz visitas guiadas ao terreno: “esta é a época de acasalamento dos veados. Só acasalam durante um período de um mês, que não é linear. Mais ou menos entre 15 de Setembro a 15 de Outubro.
Nessa altura, os veados escolhem locais com menos vegetação para terem maior visibilidade e eles têm esses bramidos com várias vocalizações para marcação de territórios ou por causa das fêmeas, ou até para avisarem rivais que têm ali fêmeas e que têm que as defender. Basicamente, esta é a época de acasalamento dos veados em meio natural”. 

Para quem assiste e nunca ouviu ou viu, este é um momento surpreendente: “para os participantes o bramido é surpreendente. E depois há episódios como as lutas dos veados que quando assistidos em meio natural é algo fantástico. E depois ver o porte do próprio animal é muito diferente do que as pessoas vêm na televisão.”

O momento da busca poderá causar muita adrenalina, como destacou o guia: “o interessante nisto além de os ouvir e ver é a busca. Ouvi-los ao longe e ir atrás causa adrenalina e gosto.”

Cada vez mais há mais pessoas que vêm assistir à brama dos veados e é um produto turístico mais consolidado.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas
Foto: Madalena Marinho 

Sem comentários:

Enviar um comentário