Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Exposição “Posters com Ciência” patente até ao final do ano

"Posters com Ciência" é este o nome da mais recente exposição à qual a Casa da Seda, em Bragança, cedeu espaço.
A exposição foi criada e produzida pela Mina de Ciência - Centro Ciência Viva do Lousal, que lançou o desafio a um designer gráfico, Edgar Ascensão, para produzir posters alternativos sobre filmes que de alguma forma estivessem ligados à ciência e tecnologia. Entre os 25 posters, pela exposição cruza-se o olhar da arte com as grandes conquistas da ciência, segundo a directora do Centro Ciência Viva de Bragança, Ivone Fachada: “cada poster tem uma legenda onde explica qual é o conteúdo do filme em termos de ficção e como isso se reporta para a realidade científica e tecnológica. O primeiro cartaz que está exposto é sobre o filme Godzilla que fala em energia nuclear, que uns anos antes tinha sido lançada a bomba em Hiroshima e Nagasaki, estando este assunto em debate nessa altura e a indústria cinematográfica deu resposta sobre esta temática.”

Por esta exposição, com filmes que vão desde 1954 até 2015, como esclarece Ivone Fachada, irão ainda passar os mais pequenos para lhes serem lançados desafios em prol da sensibilização acerca de questões científicas: “estamos a preparar visitas para as escolas, onde vamos lançar desafios às crianças para que possam identificar problemáticas. A ideia é sempre fazer esta ponte entre esta ficção que é descrita nos filmes e que nós queremos é que através da arte as pessoas possam estar consciencializadas para problemas como as alterações climáticas ou o que significa estar a fazer exploração espacial e os melhoramentos que podem trazer e o impacto que deste desenvolvimento tecnológico”.

A exposição vai estar patente na Casa da Seda até 30 de Dezembro e conta com posters alusivos a filmes como "O Marciano", "Parque Jurássico" e "A Guerra das Estrelas".

Escrito por Brigantia
Carina Alves
Foto: Centro Ciência Viva de Bragança 

Sem comentários:

Enviar um comentário