Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Georges Dussaud homenageado no Plast&Cine em Bragança

Olhar do fotógrafo francês sobre o Norte de Portugal estará documentado na exposição Georges Dussaud: A norte do norte - Trás-os-Montes na década de 80.


Georges Dussaud PAULO RICCA

O fotógrafo francês Georges Dussaud (n. Brou, Bretanha, 1934) é o homenageado, durante dois dias, na edição de 2018 do Plast&Cine, com exposições, conversas e arte pública espalhados por diversos espaços culturais de Bragança, divulgaram os promotores.


O homenageado estará presente nos dois dias – sexta-feira e sábado – no evento a que se associam também o comércio, instituições sociais e escolas, com mais de 200 intervenientes, numa organização da Câmara Municipal de Bragança e da Editorial Novembro/Edições Cão Menor.

Georges Dussaud passou por Bragança na década de 1980 e "retratou como ninguém uma terra que não é a sua, conseguindo captar a essência de um povo ao registar em fotografia as pessoas e o seu modo de vida, os rostos, o quotidiano, as tradições", como foi vincado na apresentação do evento.

"Que emoções sentirá hoje o fotógrafo e de que maneira o passado ajuda a entender o presente" é o desafio da 8.ª edição do Plast&Cine, que decorre pela terceira vez em Bragança e que, ao longo dos anos, tem homenageado figuras ligadas às artes, divulgando a sua vida e obra com o envolvimento das comunidades e interacção do público com os homenageados.

O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, destacou esta segunda-feira, na apresentação do programa, o "trabalho excelente" que o fotógrafo francês tem feito na promoção da principal marca deste território, que é a própria identidade.

"É um fotógrafo que tem vindo a retratar de forma muito positiva aquilo que é a realidade não só de Bragança mas da região, desde há 40 anos a esta parte que tem vindo a fazer este trabalho e que culminou inclusivamente neste centro de fotografia aqui em Bragança", observou.

O Centro de Fotografia, onde decorreu a conferência de imprensa de apresentação do evento, é apresentado como sendo "hoje um equipamento também de referência e que tem vindo a ganhar mais importância porque também o próprio município, em conjunto com outras entidades, tem tido a preocupação" de ali realizar várias actividades.

O centro receberá uma das exposições do Plast&Cine, Georges Dussaud: A norte do norte - Trás-os-Montes na década de 80, com curadoria de Jorge da Costa, director do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

O Plast&Cine é, para o autarca, "um evento que tem a sua importância sob o ponto de vista cultural e marca de forma positiva aquilo" que tem sido feito no concelho transmontano, nesta área.

As iniciativas do Plast&Cine 2018 estão programadas para nove equipamentos culturais da cidade de Bragança e também na rua, nomeadamente no centro histórico, onde decorrerá, na praça da Sé, a abertura e a sessão de boas-vindas ao homenageado, como adiantou Avelina Ferraz, da Editorial Novembro.


"Em Bragança, a cultura é valorizada e nota-se nos espaços culturais que a cidade tem. O Plast&Cine vai tentar estar em todas elas com exposições de fotografia, porque é a temática deste ano, e conversas com fotojornalistas", indicou.


Uma das preocupações da organização, segundo a vereadora da Cultura, Fernanda Silva, foi "o modo como envolver a comunidade escolar" e, desde a semana passada, que têm sido realizados nas escolas oficinas de que resultaram trabalhos que vão ser expostos no Plast&Cine.

Outra das exposições terá "memórias colectivas" das instituições sociais e dos utentes na acção Museu Anos 80.

A noite de sexta-feira será preenchida com a conversa dos fotojornalistas Adriano Miranda (do PÚBLICO), Lucília Monteiro e Violeta Santos Moura. No segundo dia, o ponto alto é a conferência Georges Dussaud - Vida e Obra, que conta com as presenças, para além do homenageado, de Graça Morais, Joana Providência, Clara Crabbé Rocha, Sérgio C. Andrade (jornalista do PÚBLICO) e José Rodrigues Monteiro.

O Plast&Cine homenageou, desde 2009, Emília Nadal, José Rodrigues, Roberto Chichorro, Júlio Pomar, Graça Morais e Souto Moura.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário