Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Plast&Cine 2018, 19 e 20 de outubro com Bragança ao espelho

Nos anos 80, Georges Dussaud passou por Bragança, gostou e ficou. Relatou como poucos o dia a dia de um povo. 40 anos depois, o fotógrafo regressa a casa. À volta deste olhar, que vem de fora, o Plast&Cine quer recordar o passado e olhar para o futuro. 
Que emoções sentirá hoje o fotógrafo? - Como é que os Brigantinos olham hoje para o dia a dia do mesmo povo? – De que maneira o passado ajuda a entender o presente? 


Ao longo de dois dias, 19 e 20 de outubro, os espaços públicos e culturais e as gentes de Bragança retratam a vida e obra deste francês que certo dia encontrou, por um acaso, a região e quis saber mais.

Serão mais de 200 os intervenientes na cerimónia de abertura, dia 19 pelas 14h00, na Praça da Sé a darem as boas vindas ao homenageado, com um espetáculo cheio de cor, música, dança e teatro.

Os espaços públicos transformar-se-ão numa espécie de moldura gigante, o comercio local não fica de fora e decora as suas montras de acordo com o tema. Depois da inauguração, Dussaud é encaminhado para os espaços culturais de Bragança, entre eles o centro de fotografia batizado com o seu nome, onde está patente a exposição “Georges Dussaud| A norte do norte – Trás os Montes na década de 80”, com curadoria de Jorge Costa.

Ainda na sexta feira, dia 19, a partir das 21h30, no Auditório Paulo Quintela, o jornalista Pedro Mesquita fica à conversa com os fotojornalistas Adriano Miranda, Lucília Monteiro e Violeta Santos Moura.

No segundo e último dia do Plast&Cine 2018, 20 de outubro, acontece pelas 16 h00, um dos pontos altos do programa com a conferência “Georges Dussaud– Vida e Obra”, no Centro de Fotografia Georges Dussaud, em Bragança, que conta com as presenças, para além do homenageado, de Graça Morais; Joana Providência; Clara Crabbé Rocha; Sérgio Andrade e José Rodrigues Monteiro, moderados pelo jornalista Nuno Moura Brás.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário