Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Revelar a história de Miranda do Douro através de escavações arqueológicas

Pôr a descoberto os vestígios da guerra do Mirandum, evento histórico do século XVIII é o objectivo das escavações arqueológicas, que já começaram em Miranda do Douro.
A campanha vai dar a conhecer, na área envolvente do castelo e da antiga fortificação da cidade, indícios da guerra do Mirandum que matou cerca de um terço dos habitantes e levou à destruição de parte do povoado, nomeadamente de parte do castelo e das muralhas, quando um paiol de pólvora explodiu.

O autarca de Miranda, Artur Nunes, deposita grande expectativa nos trabalhos já que a área nunca foi investigada: “a história de Miranda associada ao castelo está ali enterrada, por isso, descobrir todo aquele espaço é no fundo, um sonho dos mirandeses, e por um outro lado, esperemos que todos os artefactos ligados à história do castelo sejam trazidos à luz”.

Para além de revelar parte da história de Miranda do Douro, quando finalizadas as escavações, os resultados podem constituir-se como mais um ponto de atracção para a cidade transmontana: “é muito marcante porque quem conhece Miranda sabe que vai criar uma nova imagem da cidade, dando lhe um novo valor. O paço episcopal também está a ser intervencionado, teve uma pequena paragem, mas estão a ser retomados os trabalhos. A outra questão é o castelo e da importância de Miranda do Douro na história portuguesa e linha defensiva quer dos espanhóis, quer dos franceses”.  

Esta é uma intervenção de 6 mil metros quadrados e as escavações estão inseridas em trabalhos de revitalização das muralhas da antiga estrutura defensiva fronteiriça de Miranda do Douro numa parceria com Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Foto: Municipio de Miranda do Douro 

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário