Pôr a descoberto os vestígios da guerra do Mirandum, evento histórico do século XVIII é o objectivo das escavações arqueológicas, que já começaram em Miranda do Douro.
A campanha vai dar a conhecer, na área envolvente do castelo e da antiga fortificação da cidade, indícios da guerra do Mirandum que matou cerca de um terço dos habitantes e levou à destruição de parte do povoado, nomeadamente de parte do castelo e das muralhas, quando um paiol de pólvora explodiu.
O autarca de Miranda, Artur Nunes, deposita grande expectativa nos trabalhos já que a área nunca foi investigada: “a história de Miranda associada ao castelo está ali enterrada, por isso, descobrir todo aquele espaço é no fundo, um sonho dos mirandeses, e por um outro lado, esperemos que todos os artefactos ligados à história do castelo sejam trazidos à luz”.
Para além de revelar parte da história de Miranda do Douro, quando finalizadas as escavações, os resultados podem constituir-se como mais um ponto de atracção para a cidade transmontana: “é muito marcante porque quem conhece Miranda sabe que vai criar uma nova imagem da cidade, dando lhe um novo valor. O paço episcopal também está a ser intervencionado, teve uma pequena paragem, mas estão a ser retomados os trabalhos. A outra questão é o castelo e da importância de Miranda do Douro na história portuguesa e linha defensiva quer dos espanhóis, quer dos franceses”.
Esta é uma intervenção de 6 mil metros quadrados e as escavações estão inseridas em trabalhos de revitalização das muralhas da antiga estrutura defensiva fronteiriça de Miranda do Douro numa parceria com Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN).
Foto: Municipio de Miranda do Douro
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário