segunda-feira, 26 de novembro de 2018

A GORJETA DO CARTEIRISTA

Por: Humberto Pinho da Silva
(colaborador do "Memórias...e outras coisas..."
Depois de ter participado na missa, numa capela particular, na cidade do Porto, dirigi-me a Centro Comercial, na baixa, para almoçar.
Durante a refeição – e ainda desconheço como, – verifiquei que a carteira, com dinheiro, documentos e papeis de interesse pessoal, havia desaparecido: roubada.
Os empregados do restaurante, nada sabiam. “ “ Ninguém nos entregou nada…”; a segurança, igualmente, nada vira, nem recebera qualquer carteira.
Sem dinheiro, e sem documentos de identificação, fui à esquadra no centro, que era a mais próxima. Após alguns minutos de espera, fui abordado por amável polícia, perguntando: se falava português; como confirmar-se, recomendou-me ir apresentar a ocorrência noutra esquadra.
Assim fiz, onde simpático guarda, ouviu a minha queixa.
Escusado será dizer, que nem dinheiro, nem documentos, nem carteira, apareceram. Aliás já esperava; mas, como o caso ocorrera num Centro Comercial, com vigilância, ainda tinha esperança…
Estava a contar o triste caso, quando alguém, perguntou-me:
- “ Já comunicas-te ao banco?”
Achei a pergunta desnecessária. Claro, que havia avisado.
Mas, fiquei pasmado, quando me disseram: que o “ Contacless” permite realizar pagamentos até vinte euros, sem PIN.
Assim o carteirista pode, enquanto o “cartão” não for anulado: pagar almoços e fazer compras no supermercado…etc… etc…
É a gorjeta do carteirista…

Humberto Pinho da Silva, nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA.Foi redactor do jornal: “Notícias de Gaia"” e actualmente é o responsável pelo blogue luso-brasileiro: " PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário