Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

O terrorismo esteve em análise no II Ciclo de Conferências Biblioteca Adriano Moreira

Esta foi a primeira conferência de um ciclo de seis. O convidado foi José Filipe Pinto que já escreveu um livro sobre este tema. O autor também fez uma análise aos mitos e realidades do terrorismo global, considerando valores e o futuro.
O terrorismo global esteve em análise, no II Ciclo de Conferência Adriano Moreira, na passada sexta-feira, em Bragança.

O orador convidado foi José Filipe Pinto, que esclareceu mitos e realidades sobre este tema. O professor académico defende que o terrorismo que existe hoje em dia é político e não religioso, como muitas pessoas pensam: “o que eu venho tentar desmitificar as falácias desse terrorismo, a começar pela designação. Uma coisa seria o terrorismo religioso, outra coisa bem diferente que é a que temos na actualidade, é um terrorismo político que recorre a uma grande conjunto de motivações, como é a motivação religiosa. Mas não é um terrorismo religioso, porque a maioria das vítimas são pessoas que professam a mesma fé que quem as mata”, contou José Filipe Pinto.

O também escritor faz um alerta com o regresso de jihadistas ao ocidente.


“Chamo a atenção e é isso que nos preocupa, a nível do ocidente, nós vamos ter muitos jihadistas que regressam e nem sempre é pelos mesmos motivos. Há quem regresse que se sentiu desiludido com o grupo a que aderiu, mas há quem regresse para continuar a luta noutro terreno”, acrescentou José Filipe Pinto.

José Filipe Pinto é professor catedrático, tem 13 livros publicados e 33 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário