terça-feira, 27 de novembro de 2018

O terrorismo esteve em análise no II Ciclo de Conferências Biblioteca Adriano Moreira

Esta foi a primeira conferência de um ciclo de seis. O convidado foi José Filipe Pinto que já escreveu um livro sobre este tema. O autor também fez uma análise aos mitos e realidades do terrorismo global, considerando valores e o futuro.
O terrorismo global esteve em análise, no II Ciclo de Conferência Adriano Moreira, na passada sexta-feira, em Bragança.

O orador convidado foi José Filipe Pinto, que esclareceu mitos e realidades sobre este tema. O professor académico defende que o terrorismo que existe hoje em dia é político e não religioso, como muitas pessoas pensam: “o que eu venho tentar desmitificar as falácias desse terrorismo, a começar pela designação. Uma coisa seria o terrorismo religioso, outra coisa bem diferente que é a que temos na actualidade, é um terrorismo político que recorre a uma grande conjunto de motivações, como é a motivação religiosa. Mas não é um terrorismo religioso, porque a maioria das vítimas são pessoas que professam a mesma fé que quem as mata”, contou José Filipe Pinto.

O também escritor faz um alerta com o regresso de jihadistas ao ocidente.


“Chamo a atenção e é isso que nos preocupa, a nível do ocidente, nós vamos ter muitos jihadistas que regressam e nem sempre é pelos mesmos motivos. Há quem regresse que se sentiu desiludido com o grupo a que aderiu, mas há quem regresse para continuar a luta noutro terreno”, acrescentou José Filipe Pinto.

José Filipe Pinto é professor catedrático, tem 13 livros publicados e 33 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário