O terrorismo global esteve em análise, no II Ciclo de Conferência Adriano Moreira, na passada sexta-feira, em Bragança.
O orador convidado foi José Filipe Pinto, que esclareceu mitos e realidades sobre este tema. O professor académico defende que o terrorismo que existe hoje em dia é político e não religioso, como muitas pessoas pensam: “o que eu venho tentar desmitificar as falácias desse terrorismo, a começar pela designação. Uma coisa seria o terrorismo religioso, outra coisa bem diferente que é a que temos na actualidade, é um terrorismo político que recorre a uma grande conjunto de motivações, como é a motivação religiosa. Mas não é um terrorismo religioso, porque a maioria das vítimas são pessoas que professam a mesma fé que quem as mata”, contou José Filipe Pinto.
O também escritor faz um alerta com o regresso de jihadistas ao ocidente.
“Chamo a atenção e é isso que nos preocupa, a nível do ocidente, nós vamos ter muitos jihadistas que regressam e nem sempre é pelos mesmos motivos. Há quem regresse que se sentiu desiludido com o grupo a que aderiu, mas há quem regresse para continuar a luta noutro terreno”, acrescentou José Filipe Pinto.
José Filipe Pinto é professor catedrático, tem 13 livros publicados e 33 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas
Sem comentários:
Enviar um comentário