Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Receção ao Pai Natal em Bragança é já este sábado à tarde

Pista de gelo natural coberta com “funtrack”, Casa do Pai Natal, comboio infantil, carrocel, Mercadinho de Natal, entre várias outras atividades como “Natal a Pedalar Solidário”, concertos, workshops, teatro e exposições marcarão, indelevelmente, a quadra natalícia na cidade brigantina.
Vindo diretamente da Lapónia, o velhinho vestido de vermelho e de longas barbas brancas está já a caminho de Portugal, viajando, depois, com toda a sua comitiva natalícia para a cidade mais a norte do país a 1 de dezembro, onde terá uma casa à sua espera na Praça Camões, em pleno Centro Histórico que, aliás, será o epicentro de todas as atividades programadas para esta quadra festiva.

Com chegada prevista para as 16h30 de sábado na Praça Cavaleiro Ferreira, o Pai Natal, enquanto anfitrião da festa, representará o papel principal na inauguração da “Terra Natal e de Sonhos”. Outro momento alto acontecerá momentos depois, por volta das 17h30, aquando do acender da iluminação natalícia na Praça da Sé.

Numa festa que se prolongará até ao dia 6 de janeiro e que vai já na sua quinta edição, serão muitas as atividades que brigantinos e visitantes poderão usufruir. À semelhança do que tem vindo a acontecer em anos anteriores, a pista de gelo natural coberta, de 300 metros quadrados, assumirá grande parte do protagonismo na época que se avizinha. Desta feita, no entanto, destaque para a “funtrack”, um corredor de gelo que promete fazer as delícias de miúdos e graúdos. De salientar que cada entrada na pista no valor de um euro equivale a vinte minutos de felicidade. Uma módica quantia, até porque as receitas reverterão, na sua totalidade, para as Associações Humanitárias de Bombeiros de Bragança e Izeda.

Além da já célebre pista de gelo, a Praça Camões albergará a Casa do Pai Natal e um Mercadinho de Natal, uma das novidades desta edição, onde será possível assistir a concertos, degustar as iguarias da época ou, simplesmente, provar um chocolate quente num espaço que é, também, aquecido.

Com um espaço de animação permanente, onde se destaca, ainda, o comboio infantil, a mini roda, o carrossel, os baloiços, outras atividades lúdicas terão lugar. Assim, workshops, peças de teatro, oficinas de leitura criativa e exposições decorrerão um pouco por toda a cidade

“Ao longo destes últimos cinco anos, Bragança, Terra Natal e de Sonhos é um evento que tem vindo a marcar de forma positiva aquilo que é a dinamização do centro histórico da cidade”, assegura o edil brigantino, “sendo que o que acaba por trazer mais gente é a pista de gelo, este ano com a novidade da funtrack, para que as pessoas tenham, também, mais oportunidade de patinar e consigam fazê-lo até no exterior sem cobertura”, continua.

“Para além da Banca na Praça aos sábados na Praça da Sé, teremos várias iniciativas solidárias e de âmbito desportivo como o Natal a Pedalar, um trail e uma caminhada”, exemplifica Hernâni Dias, referindo, ainda, a exposição de legos no Mercado Municipal “que vale a pena visitar”, o concurso das montras de natal, este ano, “provavelmente, com um crescimento bastante significativo” e o concurso de presépios.

Notoriamente, já imbuído num completo espírito natalício, o autarca brigantino menciona, ainda, que a animação de rua será uma constante com, só a título de exemplo, “variadíssimos grupos corais e outros que vêm de fora como o Coro do Politécnico do Porto e da Guarda, bandas filarmónicas e o Conservatório de Música e Dança de Bragança”.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário