quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Deputados do PSD questionam governo sobre as condições de segurança da estrada entre Carção e Vimioso

Os deputados do PSD eleitos por Bragança questionaram o governo sobre as condições de segurança a Estrada Nacional 218, nomeadamente no troço entre Carção e Vimioso.
Os parlamentares denunciam que, nos cerca de 10 quilómetros que integram a ligação entre Vimioso e Bragança, há uma acentuada instabilidade dos solos adjacentes em vários pontos e um enorme risco de desprendimento de pedras das arribas que ladeiam a estrada.

Adão Silva denuncia o que considera ser uma situação de grande perigo, em particular nesta época do ano: “sobretudo no inverno, são frequentes as derrocadas e os pedregulhos soltam-se das escarpas laterais, que vêm para o meio da estrada provocando grandes acidentes. O presidente da câmara de Vimioso já várias vezes pediu a intervenção da administração responsável das obras públicas e nunca teve uma resposta adequada. O que os deputados do PSD de Bragança querem é reiterar junto dos serviços das obras públicas para que se avalie a situação e para que se dê segurança às pessoas que passam naquela estrada e são muitas”.

A situação já foi reportada várias vezes à Infraestruturas de Portugal. A última no início do mês de Novembro, depois de mais um deslizamento de terra e queda de pedras para a estrada, uma informação comunicada à empresa pelos Bombeiros de Vimioso.

O deputado social-democrata receia que a situação possa vir a pôr em risco a vida dos condutores.

“Nós não queremos que no nosso distrito, por desleixo da administração, neste caso do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, possa haver um desastre que que custe vidas humanas e perdas materiais. Nós gostávamos que a estrada nacional, neste caso entre Carção e Vimioso fosse contemplada, porque realmente é bem necessária, necessidade que agora se reforça por esta situação de amedrontamento das pessoas quando ali passam. Ainda no fim-de-semana passado, falei com pessoas de Carção, Argoselo e Vimioso que me disseram que levam o credo na boca, quando passam naquele troço de estrada”, disse o deputado Adão Silva.

Os deputados Adão Silva e José Silvano perguntam ao Ministro do Planeamento e Infraestrutras se tem conhecimento do problema e o que prevê fazer para ultrapassar a situação de perigosidade que preocupa a população local e todos os que circulam na via, que para além do concelho de Vimioso serve também os concelhos de Miranda do Douro e Mogadouro no acesso à capital de distrito.

Um novo traçado, que iria substituir precisamente este troço entre Vimioso e Carção, foi já prometido e poderia minimizar o perigo ao diminuir o trânsito naquela estrada.

“O novo traçado de estrada entre Carção e Vimioso é uma solução boa nesse aspecto. Porque não só dá rapidez, como mais segurança e evita que a circulação seja junto a este escarpado de grande instabilidade geológica. A perceptiva que havia era que já tivesse sido alvo de obras, neste ano”, acrescentou Adão Silva.

A construção da nova ligação entre Vimioso e Bragança foi anunciada em 2015, mas o Estudo de Impacto Ambiental está em fase de discussão pública e não há ainda garantia de dotação orçamental para o projecto que custa 20 milhões de euros.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário