terça-feira, 27 de novembro de 2018

Hernâni Dias critica resultados da cimeira ibérica

O presidente da câmara municipal de Bragança considera inadmissível que a ligação Bragança a Puebla de Sanabria, não tivesse sido incluída das conclusões da Cimeira Ibérica. Quanto à carreira aérea entre Bragança e o Algarve, o autarca gostaria que o concurso já tivesse sido lançado.
O presidente da câmara municipal de Bragança vai “aguardar serenamente” que o processo da carreira aérea, entre Bragança e Portimão chegue a bom porto. O governo ainda não lançou o concurso internacional para linha aérea. O governo ainda não lançou o concurso internacional para linha aérea.

Hernâni Dias considera que se tal não acontecer será uma perda terrível para o território: “estou confiante que tudo vai continuar na mesma e que a carreira vai manter-se a operar porque isso se não acontecesse seria uma perda terrível e seria uma traição completa ao território transmontano". 

No entanto, vai fazer um ajuste directo para um período de um ano. Hernâni Dias gostaria que o concurso estivesse já em curso.

“O governo deu-nos conta que pese embora o prazo, não fosse suficiente para desenvolver o procedimento concursal, fariam um ajuste directo, no sentido de a carreira aérea não sofrer qualquer constrangimento. Era o que se impunha. Obviamente o que nós gostaríamos é que o trabalho tivesse sido feito, no sentido de garantir o concurso para mais anos, do que propriamente para um ano. Mas aguardamos serenamente que tudo possa acontecer e para já não vamos ficar preocupados”, disse Hernâni Dias.

Quanto ao anúncio da auto-estrada espanhola A-11, entre Zamora e Portugal, o presidente da câmara municipal de Bragança diz não perceber como o primeiro-ministro português anuncia uma ligação tão euforicamente com nenhum investimento.

“Só pode dizer que considero inadmissível que numa altura que se trabalha as cimeiras ibéricas, que a ligação que nós tanto reivindicamos que é a ligação Bragança a Puebla de Sanabria, não tivesse sido incluída neste pacote. A verdade é que não consigo perceber porque razão o senhor primeiro ministro fica tão eufórico a anunciar que vai haver essa estrada, quando se traduz em zero investimento em território português”, acrescentou o presidente da câmara municipal de Bragança.

Declarações de Hernâni Dias, autarca de Bragança, aquando do II Ciclo Conferências Biblioteca Adriano Moreira, que decorreram esta sexta-feira.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário