Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Demografia com números cada vez mais cinzentos na região

A diminuição da população é uma tendência demográfica que afecta a região de Trás-os-Montes. Macedo do Mato, uma aldeia do concelho de Bragança, não foge à regra.
A freguesia tem actualmente 185 pessoas a residir, e é composta por mais duas anexas, Frieira com 23 e Sanceriz 77 habitantes.

Manuel Crisóstomo, presidente da junta de freguesia, desde que tem esta função, conta que a aldeia já perdeu mais de 27 pessoas, desde 2014. “Desde 2014, perdemos pessoas 27 pessoas, sendo que a principal causa foram falecimentos, mas o valor global ronda 40 pessoas, porque há pessoas que saíram para lares de terceira idade e não só, pois outros foram com as famílias, alguns até para o estrangeiro”, destacou o autarca.

A média de idade nas três aldeias ronda os 70 anos nas mulheres e nos homens 68. Dos 70 aos 80 anos são 58 os residentes. O jovem com menos idade da aldeia de Sanceriz tem 13 anos, em Frieira 17 anos e em Macedo do Mato, 18 anos. São números assustadores, acrescenta, o autarca. “São idades assustadoras” e “estes números são um grande problema, que nos deixam muito apreensivos e preocupados”, salientou Manuel Crisóstomo.

“Quando entrei para a Junta de freguesia apercebi-me que a desertificação estava a caminhar a passos longos e tentámos fazer alguma coisa para que não acontecesse ou diminuir os seus efeitos, mas já não está nas nossas mãos porque isto já está numa fase adiantada que não é fácil recuperar aquilo que já foi perdido. Há 20 anos atrás, acredito que pudesse ser feito alguma coisa ao nível da autarquia, estado central e junta de freguesia. Podia ter-se feito muito mais para parar o efeito desertificação nos meios rurais. E sobretudo, não chegassem ao ponto que chegaram. E a nossa freguesia, infelizmente, está nesse mapa de desertificação profunda”, contou.

A opinião dos ainda residentes é unânime. A aldeia perdeu população e verifica-se desertificação e envelhecimento.

O número de população idosa está a aumentar exponencialmente, em média 300 a 400 mil idosos. Ao contrário da população jovem que está a diminuir.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) aponta para a continuação de perda de população. Portugal, em 2080, deverá ter 7,5 milhões de habitantes. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário