terça-feira, 27 de novembro de 2018

Revista ajuda a promover património imaterial de Carrazeda de Ansiães

A Câmara de Carrazeda de Ansiães apresentou no sábado a “Revista da Memória Rural”.
É a primeira edição de uma revista que pretende divulgar o património imaterial e o saber fazer das populações do concelho e da região, a partir do Museu da Memória Rural, em Vilarinho da Castanheira, explica o presidente do Município de Carrazeda, João Gonçalves: “é mais um instrumento que temos ao nosso dispor para continuar o projecto de Memória Rural no espírito que foi construído o museu da memória rural. É uma forma de preservar o imaterial e de o difundirmos e de alargar um pouco os horizontes e saltarmos barreiras e fronteiras que hoje já não existem. O objectivo é tentarmos criar num espaço regional e uma forma de autores especializados, nestas matérias possam dar um contributo para que possam preservar este material”.

O coordenador editorial da revista, Luís Pereira, explica que quem folhear a “Revista da Memória Rural” pode encontrar informação sobre o património imaterial comum a toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro: “abarcar o máximo possível de investigadores para que o Museu dê um salto qualitativo e se comece a impor de uma forma mais rápida a nível regional, dado que já tem cinco anos e ainda está muito relacionado com o concelho”.

 A apresentação pública da “Revista Memória Rural” foi feita pelo professor catedrático da Universidade do Porto Gaspar Martins Pereira, na sede do Museu da Memória Rural, em Vilarinho da Castanheira.

Habituado a publicar em revistas científicas, Gaspar Martins Pereira salientou a importância de quem produz conhecimento publicar também em revistas locais e regionais, pois assim tem a certeza de que pode chegar a mais pessoas: “quanto mais próximos estamos das pessoas melhor. Eu prefiro publicar numa revista local do que numa estrangeira, que muitas vezes está num circuito fechado. Considero que derrubar os muros do conhecimento académico aliado ao senso comum é importante, porque se chega às pessoas”.

A “Revista da Memória Rural” será publicada uma vez por ano com conteúdos culturais da região para dar dimensão regional ao Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira, que impulsiona esta iniciativa editorial.

É um projecto que tem vindo a ser construído em diversas aldeias do concelho de Carrazeda de Ansiães, para responder às necessidades de dinamização cultural e preservação do espólio identitário de um território marcado pelos fortes problemas da interioridade.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário