sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Câmara Municipal de Mirandela apresentou projecto pioneiro de voluntariado

“Voluntariado, em Gestos Concretos” é o nome do novo projecto que a Câmara Municipal de Mirandela vai implementar.
Um dos objectivos é recuperar o Banco Local de Voluntariado. O projecto arranca com uma semana dedicada à ajuda ao próximo, e já para este sábado e domingo está marcada uma acção concreta: a melhoria de uma habitação, como conta a presidente do Município de Mirandela, Júlia Rodrigues: “o que nós pretendemos fazer é por um lado recuperar o banco local de voluntariado que foi oficializado em 2013, mas que nunca foi implementado nem executado no terreno. O que nós estamos a fazer neste momento, é que este banco local seja uma realidade. Neste momento, temos uma acção pontual para este fim-de-semana, com 12 voluntários inscritos, para a recuperação de uma casa em Vale de Juncal, na freguesia de Abambres”.

Com o projecto pretende-se ainda envolver, numa participação activa, o tecido empresarial: “Depois queremos fazer uma rede de empresas de vários ramos, desde o alimentar, informática, saúde, oftalmológica e de construção civil. Assim, estas empresas podem ter a sua contribuição para acção social e para as famílias carenciadas. Por outro lado, as empresas ao nível do mecenato também têm benefícios fiscais.

Já na primeira acção deste projecto, a intervenção numa habitação degradada de uma família carenciada, em Vale de Juncal, foi possível angariar parceiros, como a empresa de materiais de construção civil, como conta Paulo Lago: “foi-nos feito o convite pela câmara municipal e a nossa empresa não podia recusar e ajudar algumas famílias do concelho. Vamos fornecer materiais de construção, com areia, cimento, tijolo e telhas. Considero uma excelente ideia, sobretudo na forma como vai ser executada”.

O projecto contemplará também parcerias com clínicas dentárias e oftalmológicas, na realização de rastreios e tratamentos, empresas da área de informática, na manutenção dos equipamentos e actualização de software, para além de casas de materiais de construção e empresas do ramo alimentar que possam contribuir com géneros alimentares e bens de primeira necessidade dirigido a famílias com carências económicas.

Escrito por Brigantia
Foto: Munícipio de Mirandela
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário