Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Câmara Municipal de Mirandela apresentou projecto pioneiro de voluntariado

“Voluntariado, em Gestos Concretos” é o nome do novo projecto que a Câmara Municipal de Mirandela vai implementar.
Um dos objectivos é recuperar o Banco Local de Voluntariado. O projecto arranca com uma semana dedicada à ajuda ao próximo, e já para este sábado e domingo está marcada uma acção concreta: a melhoria de uma habitação, como conta a presidente do Município de Mirandela, Júlia Rodrigues: “o que nós pretendemos fazer é por um lado recuperar o banco local de voluntariado que foi oficializado em 2013, mas que nunca foi implementado nem executado no terreno. O que nós estamos a fazer neste momento, é que este banco local seja uma realidade. Neste momento, temos uma acção pontual para este fim-de-semana, com 12 voluntários inscritos, para a recuperação de uma casa em Vale de Juncal, na freguesia de Abambres”.

Com o projecto pretende-se ainda envolver, numa participação activa, o tecido empresarial: “Depois queremos fazer uma rede de empresas de vários ramos, desde o alimentar, informática, saúde, oftalmológica e de construção civil. Assim, estas empresas podem ter a sua contribuição para acção social e para as famílias carenciadas. Por outro lado, as empresas ao nível do mecenato também têm benefícios fiscais.

Já na primeira acção deste projecto, a intervenção numa habitação degradada de uma família carenciada, em Vale de Juncal, foi possível angariar parceiros, como a empresa de materiais de construção civil, como conta Paulo Lago: “foi-nos feito o convite pela câmara municipal e a nossa empresa não podia recusar e ajudar algumas famílias do concelho. Vamos fornecer materiais de construção, com areia, cimento, tijolo e telhas. Considero uma excelente ideia, sobretudo na forma como vai ser executada”.

O projecto contemplará também parcerias com clínicas dentárias e oftalmológicas, na realização de rastreios e tratamentos, empresas da área de informática, na manutenção dos equipamentos e actualização de software, para além de casas de materiais de construção e empresas do ramo alimentar que possam contribuir com géneros alimentares e bens de primeira necessidade dirigido a famílias com carências económicas.

Escrito por Brigantia
Foto: Munícipio de Mirandela
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário