sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Alterações climáticas e despovoamento debatidos pela Quercus em Bragança

A Quercus debateu ontem em Bragança as alterações climáticas, a desertificação e o despovoamento.
A discussão inseriu-se na acção “12 meses, 12 iniciativas” que se a Associação de Conservação da Natureza está a promover ao longo de todo ano, como explica o presidente do Núcleo Regional de Bragança da Quercus, Leonel Folhento. “A iniciativa é enquadrada numa acção da Quercus que pretende identificar 12 problemas no território nacional, expô-los e debatê-los e encontrar eventuais soluções”, referiu.

Segundo o responsável regional da Quercus, o despovoamento no interior do país está relacionado com a falta de investimento para a criação de empregos, mas também se explica pelas consequências que se começam a fazer sentir das alterações climáticas, através de fenómenos naturais cada vez mais recorrentes. “As alterações climáticas provocam uma mudança de paradigma, a nível de fenómenos naturais vão ser cada vez mais extremos e violentos e isso vai influenciar a nossa agricultura. Na nossa região, os problemas maiores serão o Verão cada vez mais seco, por outro lado cada vez chove mais e em curto espaço de tempo, o que provoca inundações e estraga as culturas, temos já visto isso”, destacou.

Na sessão na sede da Quercus em Bragança, foram ainda discutidos temas como o uso da terra, os matos, os recursos hídricos, a fauna e os desafios climáticos. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário