Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Alterações climáticas e despovoamento debatidos pela Quercus em Bragança

A Quercus debateu ontem em Bragança as alterações climáticas, a desertificação e o despovoamento.
A discussão inseriu-se na acção “12 meses, 12 iniciativas” que se a Associação de Conservação da Natureza está a promover ao longo de todo ano, como explica o presidente do Núcleo Regional de Bragança da Quercus, Leonel Folhento. “A iniciativa é enquadrada numa acção da Quercus que pretende identificar 12 problemas no território nacional, expô-los e debatê-los e encontrar eventuais soluções”, referiu.

Segundo o responsável regional da Quercus, o despovoamento no interior do país está relacionado com a falta de investimento para a criação de empregos, mas também se explica pelas consequências que se começam a fazer sentir das alterações climáticas, através de fenómenos naturais cada vez mais recorrentes. “As alterações climáticas provocam uma mudança de paradigma, a nível de fenómenos naturais vão ser cada vez mais extremos e violentos e isso vai influenciar a nossa agricultura. Na nossa região, os problemas maiores serão o Verão cada vez mais seco, por outro lado cada vez chove mais e em curto espaço de tempo, o que provoca inundações e estraga as culturas, temos já visto isso”, destacou.

Na sessão na sede da Quercus em Bragança, foram ainda discutidos temas como o uso da terra, os matos, os recursos hídricos, a fauna e os desafios climáticos. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário