Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Abade Tavares foi homenageado este fim-de-semana, em Torre de Moncorvo

Este fim-de-semana, o concelho de Torre de Moncorvo recebeu um conjunto de actividades para homenagear o Abade Tavares, no 150.º aniversário do seu nascimento.
Este foi um momento para recordar a memória do trabalho de José Augusto Tavares que merece destaque nacional, como refere Nuno Gonçalves, presidente da câmara Municipal de Torre de Moncorvo: “o Abade Tavares também teve esse mérito, acreditar de uma forma férrea que era possível fazer um museu em Torre de Moncorvo, pelo trabalho que ele dedicou à arqueologia. E de realçar também, que se hoje os Berrões do vale da Vilariça, estão no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, é porque se deveu a essa descoberta do Abade Tavares e à própria forma que ele os quis preservar. Não é só um vulto concelhio, mas também merece um destaque nacional”.

O presidente da Junta de Freguesia da Lousa, António Martins na cerimónia salientou a importância de criar um museu na aldeia: “nós gostaríamos que o trabalho desenvolvido pelo Abade Tavares tivesse também um lugar de destaque, na Lousa. Essa era uma das aspirações do Abade Tavares e dos lousenses. E nós gostaríamos de levar a cabo esse desiderato. Esta era uma luta que ele tinha e que não conseguiu. Mas se nós conseguíssemos seria muito bom e ele ficaria muito satisfeito, com o alcançar desde objectivo”.  

Também no evento, o sobrinho bisneto, António Gonçalves de 26 anos, mostrou-se surpreendido com a homenagem: “sim, de certa maneira, foi surpreendente. O convite surgiu da junta de freguesia e foi muito bem recebido, e é uma honra. Ficamos muito contentes com esta homenagem e com o facto de ser uma figura acarinhada, especialmente, na aldeia da Lousa, de onde a minha família é natural.

Abade Tavares nasceu em 1868 e faleceu em 1935. Foi ordenado em 18 de Novembro de 1894. Foi autor de vários trabalhos literários e dedicou-se à investigação de antiguidades, tendo sido membro da Associação dos Arqueólogos Portugueses e da Sociedade de Geografia de Lisboa.                                

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário