quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Centro de Investigação do IPB vai ter extensão em Cabo Verde

Vai ser criada em Cabo Verde uma extensão do Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança.
O centro de investigação vai nascer na Universidade de Cabo Verde com o objectivo de desenvolver investigação particularmente no sector agro-alimentar. Com esta nova infraestrutura pretende-se criar cadeias de valor e desenvolver temas científicos com impacto local e internacional. “O que se pretende é, com o apoio do nosso CIMO, instalar em Cabo Verde, um centro de investigação irmão do nosso, que ficará dedicado a estudar os recursos naturais de Cabo Verde e as possibilidades de serem aproveitados para produtos de elevado valor acrescentado, os recursos marinhos e também apoiar o desenvolvimento da agricultura em Cabo Verde”, destacou o presidente do IPB, Orlando Rodrigues.

O Instituto Politécnico de Bragança terá um papel fundamental na criação deste centro de investigação, na fase de instalação, mas também posteriormente na cooperação científica. “O centro vai ser criado com o nosso apoio, com a nossa orientação científica, com apoio muito forte dos nossos investigadores que se deslocarão lá na fase de instalação dos investigadores, escolha dos equipamentos e das linhas de investigação. E espera-se também que os investigadores que se vierem a instalar em Cabo Verde tenham uma forte relação connosco, que passem pelo CIMO”, adiantou.

Actualmente, 700 alunos cabo-verdianos estudam no IPB. Um dos objectivos do projecto é que os estudantes formados em Bragança possam prosseguir investigação científica na terra natal.

O protocolo foi assinado a semana passada na cidade da Praia, Cabo Verde, e espera-se que dentro de 3 meses sejam dados os primeiros passos na criação deste braço do CIMO naquele país africano. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário