quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Fui Pastor em Trás Os Montes...

Por: Silvino dos Santos Potêncio
(colaborador do "Memórias...e outras coisas..")
Emigrante Transmontano em Natal/Brasil – desde 1979


Fui Pastor em Tràs Os Montes... 
No azul do céu da minha Terra,  
Eu viajei e me perdi lá longe no espaço.
Levei para o infinito as lembranças da guerra, 
E voltei para cá, com os versos que eu faço!

Subi Montes e desci Vales,...
Era eu ali ainda uma criança,
Senti as dores de tantos males, 
Que eu guardei como lembrança!

Não tenho rancor nem nostalgia,...
Que me cure esta grande paixão, 
De voltar à Terra onde um dia, 
Eu fundeei a raiz do meu coração!

Lancei ancora em mar de montanhas, 
Fragosas são as pedras do meu caminho, 
Como doces são as tuas castanhas,
Cozidas, assadas... ou com rosmaninho!

Naquele longíquo magusto da Eira, 
O Meu Pai traçou a parte do meu Destino.
Vai-te embora!... aqui não podes ganhar a “jeira”!
Por troca de um simples copo de vinho! 

Deixa ficar os cordeiros lá no Lameiro, 
- Porque alguém os há-de guardar... 
Tenta a tua sorte no Estrangeiro, 
O teu destino, meu Filho... é Emigrar!... 

Autor: Silvino Dos Santos Potêncio 
Emigrante Transmontano em Natal/Brasil – desde 1979

Nota: Poema Inédito, o qual se destinou à Antologia de Autores Transmontanos e Alto Douro  da Casa Regional de Tràs-Os-Montes em Lisboa.


VERSÃO EM MIRANDÊS: Fui Pastor an Tràs Ls Montes...

Ne l'azul de l cielo de a mie Tierra,  
You biajei i me perdi alhá loinge ne l spácio.
Lebei pa l'anfenito las lembranças de la guerra, 
I boltei para acá, culs bersos que you fago!
Subi Montes i çci Bales,...
Era you eilhi inda ua nino,
Senti las delores de tantos males, 
Que you guardei cumo lembrança!
Nun tengo rancor nin nostalgie,...
Que me cure esta grande peixon, 
De buoltar a la Tierra adonde un die, 
You fundei la raiç de l miu coraçon!
Lancei ancora an mar de muntanhas, 
Fragosas son las piedras de l miu camino, 
Cumo doces son las tuas castanhas,
Cozidas, assadas... ó cun tomilho!
Naquel longíquo magusto de la Eiras, 
L Miu Pai traçou la parte de l miu Çtino.
Bai-t'ambora!... eiqui nun puodes ganhar la “jeira”!
Por troca dun simples copo de bino! 
Deixa quedar ls cordeiros alhá ne l Lameiro, 
- Porque alguien ls hai-de guardar... 
Tenta la tua suorte ne l Strangeiro, 
L tou çtino, miu Filho... ye Eimigrar!... 

Outor: Silbino De ls Santos Poténcio 
Eimigrante Strasmuntano an Natal/Brasil – zde 1979
Nota: Poema Inédito l qual se çtina a la Antologie de la Casa de Tràs-Ls-Montes. Este poema fui scolhido i lido na Cerimónia de Abiertura de l Quarto Cungresso de Tras Ls Montes i Alto Douro an 25 de Maio de 2018, na Casa Regional de TMAD an Lisboua.
Tradução e Adaptação: Silvino Potêncio 

Silvino dos Santos Potêncio, nascido a 04/11/1948, é natural da Aldeia de Caravelas no Concelho de Mirandela – Trás-Os-Montes - Portugal.
Este Autor tem centenas de crônicas, algumas já divulgadas sob o Título genérico de “Crônicas da Emigração”.  Algumas destas crônicas são memórias dos meus 57 anos na Emigração foram incluídas nos Blogs que todavia estão inacessíveis devido ao bloqueio do Portugalmail.pt, porém algumas foram já transcritas para a Página Literária. 
Presidente Fundador do Clube Português de Natal e Membro activo de várias páginas em jornais virtuais ligados ao Mundo da Lusofonia.
01 – POEMAS DE ANGOLA – “Eu, O Pensamento, A Rima!...”
02 – E-Book (Livro Electrônico): “UM CONVITE P’RA TOMAR CHÁ”
03 - CURRIÇAS DE CARAVELAS- TROVAS COMENTADAS é uma Antologia que contém  Trovas  e Textos Auto Biográficos da Aldeia Transmontana. 
        São livros da minha autoria já prontos para Edição e publicação brevemente. 
Actualmente mantenho uma página literária própria, como Emigrante Transmontano em Natal/Brasil, no Portal Recanto das Letras.   
O sitio do Escritor Silvino Potêncio  www.silvinopotencio.net  está aberto a visitas de todos os leitores de Lingua Portuguesa. Conta já com mais de 56.000 visitantes à data actual. 

Muito grato pela Atenção e receba um Forte e Fraterno Abraço. 

Endereço atual para contato: 

Silvino Potencio
Rua Maçaranduba Nº 7838 – Bairro Pitimbu – Conjunto Cidade Satélite
59067-610 – NATAL – BRASIL 
Email: sspotencio@yahoo.com.br
SKYPE: sspotencio 
www.silvinopotencio.net

2 comentários:

  1. Prezado Amigo Henrique Martins!

    Aqui de público eu agradeço pela sua divulgação dos meus escritos literários aqui neste seu Blog de Memórias... e outras coisas...

    Eu pretendo, se assim for do interesse dos Leitores, em breve compartilhar aqui muitas mais outras coisas com as quais convivi durantes estes mais de 57 anos desde a data que Emigrei de Caravelas logo no início dos anos "60" do Século XX... que eu costumo apelidar de "Século Vin-te Buscar para irmos para o meio de coisíssima nenhuma"!!! que é tudo o que nos levamos quando formos desta pra melhor... será??? Se Deus quiser será eternamente!!!
    Um Forte e Fraterno Abraço Transmontano a todos(as)

    Silvino Dos Santos Potêncio - Emigrante Transmontano em Natal/Brasil

    ResponderEliminar
  2. Creio que seria benéfico a todos nós, mirandenses ou brasucas, a inserção do Silvino Potêncio no MOC,como colaborador.
    E, além da sua grande valia, faz textos em Mirandês!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    BRAVO!!!!!!!

    Antônio Carlos Affonso dos Santos - ACAS

    ResponderEliminar