quinta-feira, 29 de novembro de 2018

… quase poema… ou das memórias… ou do pão de ló

Por: Fernando Calado
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)
Todos os anos, no 21 de novembro, o pai ia à feira de Bragança… aliás o pai ia a todas as feiras de Bragança… os dias 3, 12 e 21 eram sagrados e era respeitada a longa tradição de ir à feira de Bragança. Mas a feira de 21 de novembro era especial… coisas do amor… coisas do coração… coisa de memórias felizes.
… o meu Serafim e a minha Eugénia casaram-se no dia 30 de novembro… só quase meio século depois, nasci eu… mas todos os anos no dia 21 de novembro, o meu Serafim ia a Bragança comprar o maior pão de ló que encomendava às vendedeiras da praça… para festejar o dia do seu casamento.
… e todos os anos o pão de ló ficava guardado… num segredo que todos sabiam… na arca da mercearia do nosso Soto… 
…e todos os dias espreitávamos o misterioso e desejado pão de ló… todos os dias… até ao dia 30 de novembro…
… anoitecia… e como quem não quer a coisa, o pai dizia, com os olhos os a brilhar:
… vá Eugénia, vai lá pelo pão de ló!
… a mãe sorria quase envergonhada!
… e o pão de ló era comido como quem comunga na missa de domingo… como um sinal eterno que a felicidade é possível!
… minha Eugénia… meu Serafim, porque se estão a rir!
… que pão de ló tão bom!… louvado seja Deus!


Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário