Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Vespa Asiática chega a Bragança

Foi detetado este fim de semana um ninho desta espécie de vespa invasora vespa-asiática (Vespa velutina),  no concelho de Bragança.
O apicultor Marco Vieira estranhou a enorme forma redonda pendurada num freixo, enquanto percorria a estrada entre Donai e Lagomar, a escassos 3 km da cidade de Bragança.

Avisou a GNR que se deslocou ao local e ajudou a confirmar a espécie invasora que é altamente mortífera para a espécie nativa de abelhas europeias que são um dos pilares da agricultura em Trás-os-Montes.

A GNR apela que caso haja a deteção ou suspeita de existência de um ninho ou exemplares de vespa asiática e que esta seja “comunicada através da linha SOS Ambiente e Território (808 200 520)”.

Já tinham sido registados casos na zona de Macedo de Cavaleiros e também outros casos em Dine, concelho de Vinhais mas ainda não confirmados, mas que não estranham porque já tinham sido avistados e confirmados casos na fronteira com Espanha.

E importante conhecer e saber diferenciar esta espécie das europeias que em geral não são uma preocupação pois já convivem e interagem com a população sem grandes problemas.

A vespa velutina pode ser perigosa sobretudo se for no caso de picadas múltiplas, por exemplo em resposta a perturbação de um ninho de grande dimensão, deve procurar socorro urgente, mesmos não sendo a pessoa alérgica, devido à quantidade de veneno que pode afectar órgãos vitais inclusivamente a longo-prazo.

Existe um Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina posto em parte pelo ICNF que lançou  portal SOS vespa para registar e ajudar na deteção de espécie.

Trás-os-Montes desde sempre revelou ser uma região com fortes tradições apícolas, vem agora ser posto em causa pela Vespa asiática.  Os apicultores estão sem dúvida apreensivos sobre a capacidade que as diversas instituições governamentais e organizações de apicultores em erradicar ou fazer frente a esta invasão.

O mel de Trás-os-Montes é um produto alimentar de elevada qualidade, apreciado pelas suas propriedades e qualidades organolépticas, onde predominam diversos tipos de meis, desde os mais escuros no norte e mais claros no sul, muito procurados pela sua excelente qualidade.

António Pereira
Fotos: Marco Vieira
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário