Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Vimioso debateu turismo e oportunidades de afirmação dos destinos por explorar

Vimioso recebeu um seminário de turismo que debateu as oportunidades de afirmação dos destinos inexplorados.
As dificuldades de financiamento através de fundos comunitários foi um dos assuntos abordados. Celeste Falcão candidatou um projecto para abrir um hotel rural em Vimioso, mas acabou por desistir do apoio europeu devidos às exigências. “O projecto veio rapidamente aprovado, mas as condições não eram as melhores, então foi muito difícil concretizá-lo. O projecto era viável para ter apoio a fundo perdido de 100%. Mas a meio do projecto nós deparámo-nos com uma exigência muito grande relativamente a clientes e valores, tínhamos de facturar muito para o projecto ser financiado. Achamos por bem desistir do projecto e continuar a pagar o financiamento ao banco e ao Turismo de Portugal, mas sem estar à espera do reembolso da comissão europeia, não estive à espera de dinheiros nenhuns”, referiu.

António Padrão tem um projecto para um Hotel junto às termas de Vimioso. Mas também tem esbarrado em dificuldades com o apoio comunitário e atrasos no financiamento.

“Continuo à espera do financiamento do 2020, através do Turismo de Portugal. O prazo de execução não é cumprido. Porque num território de baixa densidade não se pode fazer um investimento como este de 1,6 milhões de euros, que vai criar 30 postos de trabalho, sem estar alavancado numa percentagem do Turismo de Portugal”, afirmou o investidor.

O seminário inseriu-se na estratégia de promoção do território através da marca Vales de Vimioso. O presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, considera que é necessário comunicar melhor as mais-valias da região. “Este seminário excedeu as nossas expectativas. Os exemplos que aqui foram trazidos foram tão interessantes e temas tratados tão diferentes, que podem fazer a diferença nos nossos territórios. Chegamos à conclusão que temos de comunicar melhor aquilo que estamos a fazer e o que de bom temos vindo a fazer, cá dentro e também para fora”, salientou.

O potencial regional, o turismo sustentável e a estratégia local foram alguns dos temas em debate no Seminário “Turismo: a Oportunidade de Afirmação dos destinos inexplorados”. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário