Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Distrito de Bragança pode vir a ter consulta no apoio e tratamento ao pé diabético

O distrito de Bragança pode vir a ter consulta de apoio ao problema do pé diabético, uma das maiores complicações da diabetes, que tende a perturbar o sistema vascular.
A novidade foi avançada por Raul Sousa, coordenador da unidade funcional da diabetes, que refere ainda que Macedo de Cavaleiros é uma das cidades propostas para oferecer esta valência aos utentes:

“Felizmente neste momento, com toda a prevenção que temos vindo a fazer, com a informação que as pessoas vão tendo, a própria prevalência da diabetes e a incidência têm vindo a diminuir no distrito de Bragança. Nós tínhamos o ano passado uma prevalência de 10.1 de casos diagnosticados e nós neste momento temos 9.5. Claro que há outros fatores que podem enviesar estes dados mas a verdade é que se calhar tudo aquilo que nós temos feito em termos de falar da diabetes, da prevenção, aquilo que os centros de saúde fazem, porque a prevenção é fundamental, é a pedra basilar dos cuidados primários. Os apoios que nós temos quer dos nutricionistas, consulta de diabetes, obesidade, a parte de enfermagem, o  diagnóstico precoce que estamos a fazer e a identificar os casos de risco para vir a ter diabetes, etc. Começarmos a trabalhar com estas pessoas contribuirá para que venham a ter diabetes mais tardiamente e possivelmente estamos a diminuir a incidência da doença no distrito, que é isso que nós pretendemos.”

Comparativamente ao ano passado, a prevalência da diabetes tem vindo a diminuir no distrito. Resultados positivos que, segundo Raul Sousa, se prendem com as ações de prevenção e informação que têm vindo a ser desenvolvidas junto da população:

“Temos na manga uma consulta de pé diabético para começar a funcionar no distrito de Bragança, que vai evitar as deslocações dos nossos doentes ao Porto e diminuir os custos que isso tem. Nós neste momento estamos a negociar exatamente isso com ULSNE, temos uma estrutura formada por profissionais que possam dar esse apoio quer preventivo, quer curativo do pé. Poderá ser em Macedo de Cavaleiros até porque o laboratório das palmilhas com a podologia é em Macedo, embora haja também outras hipóteses.”

A retinopatia diabética, ou seja, a complicação da diabetes que afeta o olho, continua a ser a mais preocupante devido ao risco de cegueira que pode afetar os doentes.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário