Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de março de 2020

Bombeiros de Bragança e Izeda recebem apoio financeiro superior ao ano anterior

As associações humanitárias dos bombeiros voluntários de Bragança e de Izeda vão receber, este ano, por parte da autarquia brigantina, um apoio financeiro de mais de 333 mil euros.
Relativamente ao ano passado, o montante atribuído é maior. Apesar de, no último mês de Julho, o Tribunal de Contas ter apontado que a câmara de Bragança tinha atribuído os apoios sem qualquer critério ou controlo de aplicação, entre 2015 e 2017, o presidente do município assegura que não está a ser nem foi cometida, à época, nenhuma ilegalidade.

“Neste momento todo o dinheiro que é transferido está devidamente fundamentado e nós sabemos que se uma associação humanitária nos prestar um serviço de abastecimento de água a uma aldeia, temos que ter os comprovativos”, disse Hernâni Dias.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bragança recebeu 254 mil euros. O montante é maior que no ano passado e o presidente da associação, José Moreno, sublinha que o ajuste feito é fundamental.

“Este apoio é importantíssimo porque os gastos têm aumentado exponencialmente, e o nosso município percebeu isso, e fizemos já um ajuste bastante sustentável”.

Já a Associação Humanitária dos Bombeiros de Izeda recebeu 75 mil euros, mais 15 mil que no ano passado. João Lima, presidente da associação, mostra-se agradado com o apoio mas acredita que o Governo devia olhar para a entidade de outra forma.

“Nunca chega para as nossas necessidades. Nós fazemos o socorro de INEM à nossa custa. Era preciso que o Governo apoiasse outro tanto como apoia a câmara”.

Os protocolos podem ser ajustados, no final do ano, em função daquilo que forem os serviços que os bombeiros vierem a prestar. A assinatura dos documentos foi feita na sexta-feira, na câmara de Bragança.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário