A empreitada surge no âmbito do reforço financeiro, por parte do Programa Operacional Regional do Norte, a cinco Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos, num dos quais as obras se incluíram. O objectivo destes programas é dar mais dinâmica à economia local das sub-regiões consideradas menos competitivas, apoiando “projectos âncora”. Francisco Bruçó, responsável pelas termas, explica que as obras trarão mais valências ao espaço.
“Na zona do ginásio passamos a ter uma sala de massagens e na outra extremidade fizemos um banho turco e uma sauna. Na parte dos tratamentos passamos a ter um vapor à coluna”, explicou.
Segundo o responsável, as termas têm atraído cada vez mais gente, até mesmo do lado espanhol.
“Como somos praticamente as únicas termas do distrito de Bragança, os utentes têm sido as pessoas quase todas do distrito e também temos muita gente que vem do lado espanhol. O espaço é procurado essencialmente pelas valências de saúde”.
Francisco Bruçó considera que as termas são o grande atractivo do concelho de Vimioso.
Prevê-se que as obras, financiadas em 85%, estejam concluídas esta semana. As termas, sobre o vale do Rio Angueira, são conhecidas pelas águas sulfurosas da Terronha. Mesmo antes da construção do espaço, várias pessoas se banhavam nas águas, acreditando que tinham poderes curativos.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário