Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de março de 2020

Brigantinos encaram surto COVID -19 sem alarmismos mas com alguma preocupação

A propagação do surto COVID-19 tem provocado alarme junto de muitos portugueses. 
Em Bragança, os brigantinos aparentam estar calmos em relação ao novo Coronavírus. Quanto às medidas de prevenção de propagação do surto, as opiniões dividem-se: alguns acham que não é caso para tanto alarme, outros concordam com medidas mais drásticas.

“É aconselhado lavar as mãos muito bem e desinfectá-las. Não tenho evitado estar em aglomerados de pessoas, não acho que haja necessidade, cá em Bragança pelo menos”, afirmou um jovem, ouvido pela Rádio Brigantia.

A corrida às farmácias já começa a ser notória. Desinfectante, álcool, máscaras e vitaminas são os produtos vais vendidos, chegando mesmo a esgotar o stock. Eugénia Batista, directora técnica de uma farmácia em Bragança, tem observado nervosismo e preocupação nas pessoas. “O que se nota é que as pessoas vêm com algum nervosismo e preocupação acrescida e cabe-nos a nós, como profissionais de saúde e como, muitas vezes, primeira linha de contacto, acalmar a população e explicar quais os cuidados a ter e a prevenção que é por aí que passa a contenção do vírus”, afirmou.

As escolas, sabe-se já, vão encerrar a partir de segunda segunda-feira, mas até agora estavam já a adoptar medidas de contingência e a pedir aos encarregados de educação que não levem os filhos à escola caso tenham sintomas de febre e tosse. Os professores também já estão a consciencializar os mais novos para os cuidados a ter, como contou Eduardo Santos, director do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia. “Todos os professores foram incentivados a dizer aos alunos quais as normas de higiene e segurança devem ter”, referiu.

Nos supermercados em Bragança, as pessoas também já estão a esvaziar prateleiras de produtos como enlatados, papel higiénico, água, arroz, massa e leite, isto apesar da garantia de que o abastecimento das superfícies comerciais não será comprometido.

A partir da próxima segunda-feira as escolas, do pré-escolar às universidades, vão estar fechadas. As actividades lectivas estão suspensas, devido ao surto de Covid-19, pelo menos até ao dia 9 de Abril. O anúncio foi feito ontem à noite pelo primeiro-ministro, António Costa. A decisão abrange escolas, creches e ATL, e instituições de ensino superior do sector público ou privado.

Para os pais que tenham de ficar com os filhos em casa, o governo adiantou que será criado um mecanismo especial que assegure remuneração parcial em conjunto com as entidades patronais.

As discotecas vão ser encerradas e os restaurantes e centros comerciais terão limitações de acesso e ocupação. As restrições de visitas a lares de idosos estende-se a todo o país.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário