No gabinete, disponibilizado pela união e freguesias, será possível, por exemplo, renovar o cartão de cidadão a carta de condução, fazer pedidos de registos e declarações entre outras tarefas do Instituto de Mobilidade e Transportes, Instituto de Segurança social, da Justiça, Autoridade tributária, Autoridade para as condições de trabalho, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Caixa Geral de Aposentações e Ministério da Saúde.
O presidente da União de Freguesia de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, Luís Filipe Fernandes, explica que o objectivo é disponibilizar serviços na própria localidade, evitando deslocações a Bragança ou outras localidades. “Tentámos ver como podíamos ajudar os nossos cidadãos a resolver alguns problemas que teriam forçosamente de se deslocar a Bragança, Macedo ou outra localidade que tenha a funcionar serviços para resolver alguns problemas eles próprios. Hoje em dia é possível, em vários organismos de Estado obter serviços, resolver situações por intermédio de internet. Mas acontece que num meio rural, com pessoas envelhecidas que não têm acesso a esses meios tecnológicos. Reunimos vários serviços numa plataforma informática”, esclareceu.
O autarca garante que o objectivo não é substituir-se ao Estado mas apoiar a população, maioritariamente idosos. “Não nos queremos substituir, queremos ajudar os nossos concidadãos a terem acesso a esses serviços e evitar deslocações, muitas vezes, para ir buscar um certificado, não se justifica, é o transporte o tempo”, sublinhou.
Foi criada uma plataforma informática que abrange os vários serviços e uma funcionária da União de Freguesias teve formação para poder apoiar os cidadãos.
Os serviços vão estar disponíveis para os 1400 habitantes da união de freguesia.
O gabinete vai funcionar na sede da união de freguesias em Izeda todos os dias úteis no período da manhã.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário