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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de março de 2020

Feira da Alheira de Mirandela com número record de expositores

Setor representa um volume de negócios para o concelho que ultrapassa os 30 milhões de euros anuais.
A Alheira de Mirandela IGP já representa mais de 30% do total de produção daquele enchido fumado das empresas que estão habilitadas a produzir a alheira que a União Europeia, classificou, em 2016, como produto com Indicação Geográfica Protegida e que só pode ser produzida no concelho de Mirandela.
Números da Direcção Regional de Agricultura, revelam que, em 2018, venderam-se 5 milhões de unidades de alheira IGP.
Ainda assim, Tiago Ribeiro, gerente das Alheiras Angelina, uma das quatro empresas que produzem alheira certificada, entende que ainda é necessária uma maior aposta na divulgação da Alheira de Mirandela IGP. “Falta um plano de marketing conjunto em torno deste produto de excelência, que envolva os produtores, a entidade certificadora, a entidade gestora, o poder local e até o Governo”, afirma.
Uma boa oportunidade para a promoção do enchido, é a 21ª edição da Feira da Alheira de Mirandela que começa esta sexta-feira e prolonga-se até domingo. Tiago Ribeiro diz mesmo que a prioridade do certame será a divulgação. “Vamos fazer degustação do produto, fazer interacção com as pessoas, vamos ensinar a confeccionar a alheira e isso conta muito mais do que quanto vamos vender”, afirma.
Na edição deste ano, promovida pelo Município e pela Associação Comercial e Industrial - entidade gestora da Alheira de Mirandela IGP – há um número record de expositores, “Este ano vamos ter 93 expositores, mais 11 que o ano passado” e na opinião de Vera Preto, vereadora da autarquia mirandelense, “tudo se conjuga para que milhares de pessoas visitem o certame no Parque do império, em pleno centro da cidade”.
Uma das novidades desta edição, é um stand com a caracterização teatral da produção da alheira. A animação musical fica a cargo de Lucas e Matheus, esta sexta-feira, e de Herman José, no sábado. Já o pátio da restauração vai estar aberto até às duas da manhã.
No domingo, durante seis horas, a feira será o destaque do Programa da TVI “Somos Portugal”.
O sector da alheira representa um volume de negócios que ultrapassa os 30 milhões de euros anuais, conta com 7 empresas produtoras, mais de uma dezena de cozinhas regionais e cerca de 20 lojas na cidade, que significam cerca de 700 postos de trabalho.

Escrito por Terra Quente (CIR)

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