Desta vez, a autarquia aprovou um subsídio destinado às IPSS, no valor de quatro mil euros, para cada uma das dez que há no concelho. Luís Fernandes, presidente da câmara de Vinhais, explica que o apoio servirá para fazer face aos constrangimentos que as instituições estão a ter fruto das “circunstâncias” e como “têm mais despesas”. “Servirá para ajudar a comprar o que necessitem e até mesmo para contratar pessoal que precisem nesta altura”, esclareceu o autarca.
Quanto à pecuária, a autarquia vai assegurar, até ao fim do ano, a comparticipação dos medicamentos utilizados para a terapêutica de gado e a desparasitação gratuita de todos os animais de interesse pecuário. A taxa de abate no matadouro de Vinhais será também reduzida para metade durante os meses de Maio, Junho e Julho.
“Também é preciso olhar para a parte económica. Não podemos esquecer a parte mais importante, que é a saúde, mas é fundamental pensar na economia do concelho, que tem dois factores importantes: a castanha e a pecuária”, sublinhou Luís Fernandes.
Estas novas medidas foram aprovadas na segunda-feira, em reunião de câmara, e prevê-se que, dada a situação, ajudem nas despesas das instituições e na economia do concelho.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário