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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de maio de 2020

Compra de publicidade institucional não garante postos de trabalho

A compra de publicidade institucional pelo Governo poderá ser uma ajuda para os órgãos de comunicação regionais, mas parece não ser o suficiente para manter os postos de trabalho.
Segundo o presidente da Associação Portuguesa de Radiodifusão, as rádios estão a passar por dificuldades e não podem parar porque são obrigadas a manter a emissão. José Faustino salientou ainda que esta compra de publicidade acaba por não resolver os problemas das empresas.

“As medidas anunciadas pelo Governo, para além destes 15 milhões, não resolvem os problemas das rádios e dos postos de trabalho. As rádios tiveram entre 30 a 80% de quebra de facturação”.

A Associação Portuguesa de Radiodifusão propôs que fossem tomadas algumas medidas para diminuir os gastos mensais das rádios, nomeadamente a isenção do pagamento da Segurança Social e o pagamento parcial de salários. Das várias propostas apresentadas, apenas uma foi aceite pelo Governo, a compra de publicidade institucional.

A compra de publicidade a cada órgão de comunicação será feita de acordo com a facturação de publicidade dos jornais, rádios e televisão. João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, entende que os 15 milhões de euros serão uma ajuda até que se definam apoios mais alargados.

“É uma forma de permitir passar este período mais difícil em que os Estados membros da União Europeia estão ainda a ajustar as suas políticas aos apoios e novas regras que Bruxelas está a decidir”.

Devido à pandemia 30 dos 600 jornais regionais já cessaram actividade ou mantêm apenas a actividade digital. O PCP apresentou no parlamento um projecto lei com medidas de apoio aos órgãos de comunicação social. No caso das rádios locais pedem a compensação no valor de 50% dos custos suportados por estas e, no caso da imprensa local e regional a comparticipação a 100% no custo da sua expedição postal para assinantes.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

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