Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Britango Fangueiro recuperado volta a abraçar a liberdade

A história do britango (Neophron percnopterus) Fangueiro poderia ter terminado mal se o destino deste juvenil da espécie não se tivesse cruzado com o do fotógrafo de natureza Carlos Rio, que o encontrou muito debilitado em Fão, no concelho de Esposende (Braga), em novembro de 2019.
Libertação do britango Fangueiro. Fotografia Miguel Nóvoa/Palombar.
Na altura, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foi contactado e recolheu o animal, tendo este sido encaminhado para o Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde passou por um processo de recuperação.

Foi no CIARA - Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal de Felgar que este abutre reaprendeu a voar e a procurar alimento de forma natural, já na fase final de reabilitação.

Totalmente recuperado, o britago Fangueiro, batizado com este nome por ter sido encontrado em Fão, voltou a abraçar a liberdade, depois de ter sido devolvido à natureza esta semana, no dia 13 de julho, numa ação de libertação que decorreu no Miradouro do Carrascalinho (Freixo de Espada à Cinta), em pleno Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).
Libertação do britango Fangueiro. Fotografia Miguel Nóvoa/Palombar.
Nesta ação participaram várias entidades, entre as quais os parceiros do projeto LIFE Rupis, incluindo a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural.

A ave foi anilhada e marcada com um transmissor GPS fornecido pela Vulture Conservation Foundation, o qual fornecerá informações fundamentais para a monitorização deste indivíduo e para a sua conservação.

Voa, voa Fangueiro, a tua liberdade é a nossa maior recompensa!


Sem comentários:

Enviar um comentário