sexta-feira, 24 de julho de 2020

Parque Natural Regional do Vale do Tua lança incubadora para apoiar empreendedores do território

O Parque Natural Regional do Vale do Tua passou a contar com uma Incubadora de empresas. O projecto nasceu para estimular e apoiar novos projectos e negócios no território, prestando apoio técnico e de acesso a financiamento.
Mas não vai apenas ajudar a lançar start-ups e novos projectos de empreendedorismo. Perante as dificuldades trazidas pela pandemia de Covid-19, a Incubadora do Tua vai ter também como missão apoiar a restruturação e o relançamento de empresas já instalados, como afirmou o director do Parque Natural Regional do Vale do Tua, Artur Cascarejo. “Continuar a fazer esse caminho de atrair para o território novas ideias, novos empreendedores, jovens ou menos jovens, utilizando estes incentivos para que queiram fixar-se e desenvolver os seus negócios. É preciso também não esquecer os que já cá estão e que foram afectados pela pandemia, que também precisam, muitos deles, de renovar os seus negócios”.

Vão ser criadas incubadores físicas em cada um dos cinco municípios abrangidos pelo parque e também uma incubadora virtual, bem como posteriormente espaços de co-working. As áreas de especialização serão o património, o turismo de natureza e o ambiente. “Estamos a apresentar um projecto integrado, com parcerias e com um compromisso de apoiar o desenvolvimento sustentado deste território, partindo do ambiente, do turismo e vinho, de todas as actividades que aqui se desenvolvem, de uma forma integrada”.

A Incubadora do Tua, a primeira criada por um parque natural, foi apresentada ontem em Mirandela. Na cerimónia a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, sublinhou que as áreas protegidas não podem estar de um lado e a dinâmica empresarial de outro. “Este capital social não pode estar dissociado das dinâmicas empreendedoras e empresariais. Temos que tirar partido destes recursos endógenos e do enorme potencial paisagístico e ambiental, mas também temos que criar dinâmicas de atracção de empresas e empreendedores, completando cadeias de valor”.

A Incubadora do Tua implicou um investimento inicial de 30 mil euros por parte do Parque, que abrange os municípios de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário