Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Parque Natural Regional do Vale do Tua lança incubadora para apoiar empreendedores do território

O Parque Natural Regional do Vale do Tua passou a contar com uma Incubadora de empresas. O projecto nasceu para estimular e apoiar novos projectos e negócios no território, prestando apoio técnico e de acesso a financiamento.
Mas não vai apenas ajudar a lançar start-ups e novos projectos de empreendedorismo. Perante as dificuldades trazidas pela pandemia de Covid-19, a Incubadora do Tua vai ter também como missão apoiar a restruturação e o relançamento de empresas já instalados, como afirmou o director do Parque Natural Regional do Vale do Tua, Artur Cascarejo. “Continuar a fazer esse caminho de atrair para o território novas ideias, novos empreendedores, jovens ou menos jovens, utilizando estes incentivos para que queiram fixar-se e desenvolver os seus negócios. É preciso também não esquecer os que já cá estão e que foram afectados pela pandemia, que também precisam, muitos deles, de renovar os seus negócios”.

Vão ser criadas incubadores físicas em cada um dos cinco municípios abrangidos pelo parque e também uma incubadora virtual, bem como posteriormente espaços de co-working. As áreas de especialização serão o património, o turismo de natureza e o ambiente. “Estamos a apresentar um projecto integrado, com parcerias e com um compromisso de apoiar o desenvolvimento sustentado deste território, partindo do ambiente, do turismo e vinho, de todas as actividades que aqui se desenvolvem, de uma forma integrada”.

A Incubadora do Tua, a primeira criada por um parque natural, foi apresentada ontem em Mirandela. Na cerimónia a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, sublinhou que as áreas protegidas não podem estar de um lado e a dinâmica empresarial de outro. “Este capital social não pode estar dissociado das dinâmicas empreendedoras e empresariais. Temos que tirar partido destes recursos endógenos e do enorme potencial paisagístico e ambiental, mas também temos que criar dinâmicas de atracção de empresas e empreendedores, completando cadeias de valor”.

A Incubadora do Tua implicou um investimento inicial de 30 mil euros por parte do Parque, que abrange os municípios de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário